Marchezan discute impactos da pandemia com prefeitos
O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, nesta quinta-feira, 14, de videoconferência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na pauta, a preparação de reunião virtual que está sendo articulada pela entidade com o ministro da Saúde, Nelson Teich, sobre os desafios dos municÃpios no enfrentamento da pandemia de COVID-19.Os gestores irão levar ao governo federal demandas municipais urgentes, como: auxÃlio financeiro emergencial aprovado no dia 6 de maio no Congresso e a crescente busca por serviços assistências, de saúde e educação.
Marchezan, que também é vice-presidente de Saúde da FNP, defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a competência dos municÃpios em suas decisões. “Cada cidade tem suas peculiaridades e são os prefeitos que têm mais capacidade de falar sobre elas, pois têm os dadosâ€, diz o chefe do Executivo.
Segundo o prefeito, número de leitos disponÃveis para coronavÃrus em Porto Alegre hoje é de 176, mas pode chegar a 253 com habilitação do Ministério da Saúde. O prefeito também colocou à disposição o modelo de gerenciamento de leitos da Capital, considerado referência nacional. O Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do MunicÃpio de Porto Alegre (Procempa) e já é utilizado pelo governo do Estado.
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia  Â
 Â
Â
Fabiana Kloeckner