Mais de 560 pessoas passam a noite em estruturas da prefeitura

18/05/2022 09:07
Pedro Piegas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Força-tarefa montou atendimento emergencial no Ginásio Tesourinha

O Ginásio Tesourinha recebeu 46 pessoas na noite dessa terça-feira, 17, na estrutura emergencial montada pela prefeitura para enfrentar a previsão de chuva, vento e frio. Além do ginásio, as 240 vagas dos albergues foram ocupadas e 282 pessoas ficaram em pousadas parceiras.

Quem buscou abrigo no ginásio recebeu refeições, servidas por meio de doações de parceiros e pode tomar um banho quente. Para as pessoas não se separarem dos seus animais de estimação, foi criado um espaço pet. As medidas de acolhimento serão avaliadas ao longo do dia, conforme as condições climáticas.

Segundo a Defesa Civil do Município, em Porto Alegre foram registradas rajadas de ventos de 70 quilômetros por hora na madrugada desta quarta-feira, 18. A tempestade subtropical segue avançando pelo oceano e está mais afastada do Rio Grande do Sul. Ainda provoca rajadas de vento moderadas a fortes, principalmente no Litoral Norte e Serra gaúcha, mas que tendem a diminuir gradualmente ao longo das próximas horas. “Os impactos da tempestade foram menos drásticos do que o projetado e a população atendeu aos alertas”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Árvores e postes - As secretarias e órgãos de serviços públicos seguem de prontidão nesta quarta-feira, 18. Ao todo, foram 11 árvores e oito postes danificados. A Zona Sul foi que registrou o maior número de ocorrências: cinco árvores e quatro postes. Também na Zona Sul, duas casas tiverem danos no telhado e famílias foram atendidas com kit emergência (lonas, colchões, cobertores e cesta básica).

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ficou com algumas unidades sem energia durante a noite, mas já foi reestabelecida.

Trânsito - Às 8h desta quarta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra quatro liberações de vias interrompidas devido às quedas de árvores, enquanto sete ocorrências seguem em aberto, sendo duas com bloqueio parcial e cinco sem impacto no trânsito. Dos nove semáforos fora de operação, sete já foram reestabelecidos. Também há registro de seis pontos com postes ou fios caídos sobre a via e uma com bloqueio total já foi liberada. Uma via com registro de acúmulo de água já foi liberada, enquanto três ocorrências seguem em aberto, sendo uma com bloqueio parcial e duas sem bloqueio.

As equipes de fiscalização e manutenção semafórica da EPTC foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

Como ficam os serviços nesta quarta:

Saúde - funcionar normalmente nesta quarta-feira, 18.

Educação - As aulas na rede pública municipal ficarão suspensas na manhã desta quarta-feira, 18, para avaliação dos impactos do mau tempo ao longo da noite e da madrugada. A rotina será retomada à tarde, incluindo as conveniadas. Na Educação Infantil, o atendimento inicia no período da tarde.

Equipes de plantão - As secretarias e órgãos de serviços públicos estão de prontidão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para ocorrências, como podas e remoções de árvores. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçaram seus efetivos nas ruas da Capital.

O Gabinete da Causa Animal (GCA) atua no atendimento e auxílio aos animais de pessoas em situação de rua. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estarão nas ruas com horário estendido até as 22h fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas.

Emergência - Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Como ajudar - A Campanha do Agasalho e Alimento 2022 - coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama foi lançada na semana passada e as doações podem ser feitas nos pontos cadastrados. Confira no site Poa que Cuida onde doar.

Leia mais:

Prefeitura oferece 100 vagas para acolher pessoas em situação de rua no Tesourinha

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes