Mais Comunidade: Prefeito vistoria melhorias nos bairros Lami e Ponta Grossa

11/03/2023 16:25
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Melo lembrou que a administração esteve nestes locais para verificar demandas do OP e agora volta para vistoriar o que foi feito

Na manh√£ deste s√°bado, 11, o prefeito Sebasti√£o Melo vistoriou as interven√ß√Ķes que est√£o sendo realizadas nos bairros Ponta Grossa e Lami, no Extremo-Sul da Capital. Entre as principais a√ß√Ķes¬†est√£o o asfaltamento de vias, reforma de uma pra√ßa e a instala√ß√£o de quiosques na avenida Beira Rio, no Lami.

O primeiro ponto vistoriado foi a rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, a chamada Rua 1. A via, que √© uma¬†importante liga√ß√£o¬†da avenida Principal da Ponta Grossa com o interior do bairro, foi asfaltada. O projeto tamb√©m incluiu a instala√ß√£o de meio-fio e passeio. O Departamento Municipal de √Āgua e Esgoto (Dmae) regularizou o esgoto cloacal e instalou uma rede pluvial de 20 metros no in√≠cio da via, que foi alargada.

‚ÄúGoverno precisa saber ouvir para poder melhor agir. Estivemos nestes mesmos locais para verificar demandas que surgiram nas assembleias do OP e agora voltamos para vistoriar o que foi feito de melhorias e no que ainda precisamos avan√ßar. O trabalho vai continuar em ritmo acelerado, porque a cidade tem pressa‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.¬†

A praça Paulo Francisco Corrêa, conhecida como praça da Ponta Grossa, está sendo revitalizada e também passou por vistoria. Entre os principais serviços estão a troca e extensão da tela da quadra esportiva, pintura de goleiras, recuperação de brinquedos, manutenção de bancos, demarcação com meio-fio e nivelamento com saibro. Além disso, está programada a construção de piso de concreto para instalação de academia ao ar livre.

‚ÄúEstamos trabalhando em diversos pontos da Ponta Grossa e as a√ß√Ķes v√£o desde o asfaltamento at√© a qualifica√ß√£o da pra√ßa do bairro, que j√° est√° com outra apar√™ncia. Al√©m disso, estamos agilizando os servi√ßos nos meses que antecedem o inverno para que o per√≠odo de chuvas seja mais tranquilo na regi√£o‚ÄĚ, explica o secret√°rio municipal de Servi√ßos Urbanos, Marcos Felipi.

Para ampliar os espaços de lazer do bairro, Melo encaminhou o cadastramento de uma área no Beco 1 da rua Dorvalina Rodrigues de Freitas para que seja transformada em pracinha para os moradores.

Outro ponto que passou por vistoria foi a rua Ondina Figueira, também no bairro Ponta Grossa. O Dmae realizou a ligação da rede pluvial à Estrada da Ponta Grossa. Após esta etapa, a Smsurb irá preparar a base para executar o asfaltamento.

Uma das principais necessidades do bairro √© o escoamento da √°gua em dias de chuva. A fim de amenizar o problema, Melo pediu o apoio do propriet√°rio de um grande terreno ao final da rua Mamonas para que permita a implanta√ß√£o de tubula√ß√Ķes na √°rea.¬†A interven√ß√£o √© necess√°ria para levar a √°gua das ruas do bairro ao Arroio Guabiroba, que recentemente passou por dragagem. O diretor do Dmae, Maur√≠cio Loss, explica que o desassoreamento do arroio tamb√©m √© um fator importante para evitar alagamentos. ‚ÄúPelo hist√≥rico que se tem, nunca havia ocorrido uma dragagem nesse arroio e isso vai ajudar bastante no escoamento da √°gua da em dias de chuva‚ÄĚ, afirma.

O departamento ainda instalou uma rede pluvial em frente ao Projeto Social São Francisco de Assis para melhorar a acessibilidade de quem atravessa a rua na faixa de segurança. O passeio será executado posteriormente pela Smsurb.

Do bairro Ponta Grossa, o prefeito Melo, acompanhado de uma equipe de secret√°rios e gestores, seguiu para a Orla do Lami, onde foram instalados cinco quiosques junto √†s churrasqueiras do cal√ßad√£o. As estruturas foram constru√≠das em parceria com a rede de Zaffari de supermercados. As interven√ß√Ķes somam-se a um conjunto de a√ß√Ķes de revitaliza√ß√£o da orla.¬†

Dayanne Rodrigues