Mais Comunidade percorre o Cristal e encaminha melhorias

17/01/2026 14:52
Giulian Serafim/PMPA
Mais Comunidade
Prefeito e secretários percorreram as ruas do bairro e conversaram com moradores

O programa Mais Comunidade esteve neste sábado, 17, no bairro Cristal, com uma agenda intensa de vistorias e encaminhamentos junto aos moradores. A ação reuniu secretarias municipais, departamentos e concessionárias para tratar de demandas relacionadas à mobilidade, drenagem, iluminação, coleta de resíduos, habitação e regularização fundiária. A iniciativa percorreu ruas, vilas e equipamentos públicos, ouvindo a população e definindo ações práticas para qualificar o território.

“Retomamos o Mais Comunidade com foco no diálogo e na construção conjunta. No ano passado, mais de 500 demandas foram encaminhadas em todas as regiões do Orçamento Participativo. Juntos, trabalhamos para encontrar soluções para os problemas reais de quem vive o dia a dia da cidade. Em 2026, começamos pelo bairro Cristal e vamos seguir percorrendo Porto Alegre de ponta a ponta'' - Prefeito Sebastião Melo.

Na rua Coronel Massot, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já realizou melhorias na sinalização e intensificou a fiscalização de veículos estacionados irregularmente, uma demanda apontada pela comunidade. Também foi definida a instalação de lombadas para reduzir a velocidade dos veículos. Moradores solicitaram ainda à CEEE Equatorial a substituição de postes em risco de queda.

Já na Vila Assentamento, na esquina da Coronel Claudino com a avenida Icaraí, foram vistoriadas as obras de um condomínio habitacional, debatidas melhorias na sinalização viária nas proximidades de um supermercado e encaminhada uma análise técnica do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para enfrentar pontos de alagamento, com intervenções de drenagem.

Na avenida Icaraí, a prefeitura determinou a instalação de novos contêineres para coibir o descarte irregular de resíduos, além de melhorias na drenagem da via e encaminhamentos relacionados ao programa Pró-Moradia e às demandas do CRAS Cristal. Na Vila Nossa Senhora das Graças, foram tratadas questões relativas à coleta domiciliar, construção de um ecoponto, substituição de postes em risco, melhorias em becos e vielas e a desobstrução de um córrego. Para a Praça Floresta Aurora, ficou acordada a indicação de um novo prefeito de praça, via Orçamento Participativo, reforçando a fiscalização e a conservação do espaço.

Outros pontos do roteiro incluíram a Vila Casarão, onde foi definida a instalação de rede de abastecimento de água e a troca de postes por modelos mais altos para melhorar a iluminação da escadaria, além da regularização da área para viabilizar a iluminação pública completa. Na Vila Pedreira, foram encaminhadas a substituição de postes pela CEEE Equatorial, capina, recolhimento de focos de descarte irregular, verificação de vazamentos, melhorias na sinalização no entroncamento das ruas Butui com Comandaí e ações de regularização fundiária. Também foram tratadas a ampliação do acesso ao Posto de Saúde Divisa, com recursos do Orçamento Participativo, a revitalização de áreas da Vila Ecológica, com apoio do programa RS Seguro, e, na Vila Jacuí, o asfaltamento da avenida Jacuí, a análise para instalação de um CRAS e a vistoria de empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

Programa - O Mais Comunidade é uma ação itinerante da Prefeitura de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), que aproxima o governo da população por meio de visitas diretas às regiões da cidade. O programa integra diferentes secretarias para ouvir demandas no território, acompanhar serviços e agilizar soluções de forma conjunta.

 

Raul Fernandes

Lissandra Mendonça