Lançamento do South Collab Health reúne setor da saúde em busca de inovação

06/05/2022 13:02

Com a presença do prefeito Sebastião Melo, a rede colaborativa SCH - South Collab Health – ação que reúne universidades, hospitais e entidades gaúchas da área da saúde - em busca da integração, fortalecimento e inovação na área da saúde no Estado - foi lançada na manhã desta sexta-feira, 6, no estande da Prefeitura de Porto Alegre, no South Summit Brasil, no Cais Mauá.

A iniciativa reúne 39 entidades e prepara o mapeamento detalhado dos atores do setor, começando por Porto Alegre e avançando para a Região Metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. O prefeito disse que a prefeitura estimula parcerias como a do South Collab Health, que deverá resultar em melhorias para a saúde da população. "Está no nosso DNA apoiar iniciativas como esta, que possam diminuir a complexidade do sistema, facilitar e qualificar os serviços de saúde oferecidos aos cidadãos", afirmou.

"Daqui 30 dias vamos nos reunir para apresentar o mapeamento de todos os que atuam na área da saúde e, assim, termos uma imagem completa do ecossistema de inovação em saúde", disse o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

Marcelo Zubaran Goldani, gerente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, aponta que uma série de iniciativas colaborativas surgiram na pandemia.  “Isso aproximou muito os atores da área da saúde. Naquele momento, cada um ofereceu o que podia. A partir disso, nosso propósito é o de construir uma esfera colaborativa, agindo na resolução de problemas, oferecendo respostas efetivas, factíveis e resolutivas”, comentou.

A CEO da Fundação Médica, Betina Frizzo Pasquotto Bria, aponta que temos atores muito diversos no ecossistema da saúde e, com isso, condições de identificar os problemas nos mais diferentes contextos. “Dessa maneira, é possível atuar respeitando a ciência e também descomplicando a maneira como resolvemos problemas”, observou.

A Aceleradora Grow+, que já atua na área da saúde com o Health Plus Innobation Center, também integra o grupo e vai atuar como um parceiro para a identificação de tecnologias e uso de metodologias ágeis na atuação do SCH. “Reunir os players da saúde nos dá a possibilidade de integrar dados, por exemplo, para facilitar e agilizar a jornada do paciente, entregando soluções que melhorem a vida das pessoas”, ressaltou.

Faça parte - Todas as organizações participantes da Rede SCH receberam placas de identificação contendo um QR Code especial com o link de acesso ao cadastro. A iniciativa está sendo divulgada também por meio de cards nas redes sociais e canais digitais. É possível acessar a página do mapeamento diretamente em rede-saude.galileu.io.

Organizações participantes do SCH - Porto Alegre e Região Metropolitana:

- Associação Gaúcha de Startups (AGS)
- Fundmed - Fundação Médica do RS
- GROW+ e HEALTHPLUS
- Hospital Ernesto Dornelles e  Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CitS
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e NITT/HCPA
- Hospital Mãe de Deus
- Hospital Moinhos de Vento e Atrion
- Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC)
- iCoLab – Instituto de Colaboração em Blockchain
- Pacto Alegre
- Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
- SEBRAE
- Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Programa Inova RS)
- Secretaria Municipal de Porto Alegre (PMPA) - Gabinete de Inovação
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Parque Científico e Tecnológico (Zenit) e Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Interior do Estado:
- APL da Saúde Pelotas
- Lifemed
- Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel)
- Pelotas Parque Tecnológico
- Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o Oceantec
- Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN)

Contato: comunicacao@fundmed.org.br ou southcollabhealth@gmail.com

Ivani Schutz e Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes