Jornalistas de língua espanhola conhecem o South Summit Brazil

29/03/2023 12:30

summitUma comitiva de seis jornalistas de países de língua espanhola está em Porto Alegre para conhecer o South Summit Brazil e descobrir mais sobre o ecossistema de inovação da Capital gaúcha e do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 29, foram recebidos no Business Lounge do evento.  

“Tanto Porto Alegre quanto o Rio Grande do Sul estão em sintonia para a realização do South Summit, levando o evento para o mundo”, citou a criadora do South Summit, María Benjumea, ao destacar para os jornalistas como encontro chegou ao Sul do Brasil.

O prefeito Sebastião Melo lembrou que Porto Alegre é uma cidade plural, que tem na conexão entre poder público, empresas privadas e universidades um ponto forte para fomentar o empreendedorismo e a inovação. “Não podemos esquecer também do fator social. Temos que levar para os bairros, para as escolas, esse interesse pela inovação. Temos inclusive alunos de uma escola municipal que irão para os Estados Unidos participarem de um concurso de robótica”, lembrou o prefeito, a respeito de alunos da rede municipal vencedores de um projeto de robótica. Saiba mais aqui.

Conforme Melo, o South Summit dura três dias, mas não acaba com o fim do evento. “Sábado essas estruturas no Cais do Porto serão desmontadas, mas o poder de transformação segue pela cidade, e queremos que os alunos e jovens de bairros participarem deste processo”, sugerindo, para a próxima edição, que algumas atividade do South Summit ocorram fora do Cais, para ampliar sua abrangência.

Uma das jornalistas estrangeiras que participou da coletiva com o prefeito, Melisa Reinhold nunca tinha vindo a Porto Alegre antes do South Summit Brazil. Ela participou da primeira edição e disse que houve reforço na estrutura e organização do evento. “Os espaços estão mais amplos, para melhor circulação”, salientou Melissa.  

O governador Eduardo Leite ressaltou que a Região Metropolitana de Porto Alegre sedia dois dos melhores parques tecnológicos do Brasil, Tecnopuc e Tecnosinos, fator essencial para fomentar a inovação, juntamente com as empresas e o poder público.

Além de Melissa, estiveram no encontro Antonio Larronda (Uruguai), Marisol Garcia (México), Laura Cardozo (Paraguai), Denize Ivete López e Igor Galo Anza, ambos da Espanha. Participaram também o vice-prefeito, Ricardo Gomes, o vice-governador, Gabriel Souza, e o CEO da 4all, José Renato Hopf.

Acesse aqui a programação completa.

*Os horários podem ser alterados pela organização do South Summit

Leia mais:

Porto Alegre reúne iniciativas pioneiras em inovação

Aberta programação do South Summit Brazil em Porto Alegre

South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Prefeitura lança projeto para incentivar produções audiovisuais

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes