Inovações sustentáveis e cooperação público-privada são marcas da resiliência dos Países Baixos

26/02/2025 16:17
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Melo destaca que as experiências dos holandeses servirão para evoluir a governança local na prevenção contra as cheias

Foram seis dias, 10 localidades e um extenso portfólio de conhecimento sobre soluções que responderam a catástrofes climáticas, construídas em conjunto pelo poder público, iniciativa privada e academia. Saindo da Holanda do Sul para a Holanda do Norte, o último dia da missão aos Países Baixos se encerrou em Amsterdam, com o fortalecimento da cooperação de Porto Alegre com o país, para trazer à capital gaúcha avanços na proteção contra cheias, adaptação climática e resiliência.

“Os holandeses fizeram das suas catástrofes históricas marcos de transformação. Nesses seis dias muito intensos, vimos um país onde a estrutura nacional, as regionais e locais têm papéis muito bem definidos no financiamento, execução e manutenção dos investimentos em infraestrutura e sistemas de proteção, o que não é a nossa realidade” - Prefeito Sebastião Melo.

“A união sistemática do poder público com as universidades e as empresas de soluções tecnologias sustentáveis está presente de forma cristalina em cada avanço. Levaremos na bagagem muito conhecimento, provocações essenciais para evoluirmos na nossa governança local e conexões importantes para ampliarmos uma parceria que já começou com os holandeses, como no projeto para as ilhas”, completou.

Na reunião de encerramento com a presença do governador Eduardo Leite, o anfitrião da missão e chefe do Netherlands Business Support Office Porto Alegre, Caspar van Rijnbach, lembrou que “a Holanda está constantemente se aprimorando nas estratégicas de resiliência e proteção, e é uma grande oportunidade podermos ser parceiros do Rio Grande e de Porto Alegre nesta recuperação, considerando o impacto social relevante para os cidadãos”.

Roteiro - O primeiro destino do dia foi a EcoShape, organização que reúne empresas de ponta no desenvolvimento e implementação de soluções baseadas na natureza (Nature-based Solutions – NbS) para desafios ambientais, especialmente na gestão costeira, infraestrutura hidráulica e resiliência urbana. Com abordagens inovadoras para lidar com mudanças climáticas, aumento do nível do mar e sustentabilidade ambiental, o consórcio tem na carteira projetos em desenvolvimento para países como Colômbia, Chile, Honduras, Peru, Zâmbia, Singapura e Gana.

Já em Amsterdam, à tarde, a comitiva da prefeitura visitou a sede da Arcadis, empresa global de engenharia e consultoria com expertise em soluções sustentáveis para o meio ambiente, planejamento urbano e infraestrutura. Criada em 1888, hoje a companhia atua em 30 países com mais de 36 mil colaboradores.

Contratado pela prefeitura para desenvolver uma nova concepção ao sistema de proteção de cheias de Porto Alegre e também um projeto para a zona Sul - que hoje não tem sistema de proteção -, o PhD em Recursos Hídricos e professor Emérito da UFRGS Carlos Tucci, da empresa Rhama, acompanhou a missão para aprofundar referências que possam ser aplicadas na capital gaúcha.

Agenda - Em Amsterdam, o prefeito Sebastião Melo terá novas agendas organizadas pelo Escritório de Negócios dos Países Baixos em Porto Alegre (NBSO Porto Alegre). Na quinta-feira, 27, irá se reunir com gestores da aceleradora de startups Startupbootcamp, que começou a atuar no Brasil a partir de sede em Recife. Também visitará o bairro sustentável instalado na Ilha de Oostenburg.

A sexta-feira, 28, será dedicada a aprofundar o planejamento das oficinas públicas do Plano Urbanístico Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da região das ilhas do Guaíba com a equipe que lidera o projeto na Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft). O retorno à capital gaúcha será no sábado.

Missão - As comitivas da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado viajaram a convite do governo dos Países Baixos para ampliar a cooperação no âmbito das ações de enfrentamento às enchentes. Organizada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil e pelo Netherlands Business Support Office Porto Alegre (NBSO Porto Alegre), a missão tem como anfitrião Caspar van Rijnbach, chefe do Netherlands Business Support Office Porto Alegre.

Leia mais:
Missão conhece soluções urbanas de drenagem e sustentabilidade em Rotterdam
Universidade dos Países Baixos fará oficinas públicas na Região das Ilhas no final de março
Museu dos Países Baixos vai inspirar memória das cheias em Porto Alegre
Prefeito viaja aos Países Baixos para conhecer soluções de proteção contra cheias
Comitiva gaúcha inicia agendas sobre gestão de cheias em entidade empresarial nos Países Baixos
Comitiva gaúcha conhece estratégia holandesa para evitar inundações

 

Carolina Seeger

Cristiano Vieira