HPS terá consultoria especializada em gestão com profissionais voluntários

25/06/2021 15:33
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que parceria vai aperfeiçoar a gestão do Hospital de Pronto Socorro

Hospital de Pronto Socorro (HPS) passa a contar com uma parceria voluntária de profissionais com experiência em hospitais de grande porte e instituições de excelência, públicas e privadas. Denominado Voluntários da Saúde, o projeto pretende melhorar a gestão do HPS e foi apresentado nesta sexta-feira, 25, no Paço Municipal, durante o primeiro Seminário de Planejamento Estratégico do hospital. “A pandemia aflorou o sentimento de solidariedade na sociedade civil. Esse é um projeto nacional que reúne uma equipe de voluntários de vários locais do Brasil”, afirmou o gestor hospitalar e organizador dos Voluntários da Saúde, Fernando Torelly.

“A modernização da máquina pública é um dos nossos maiores desafios. As estruturas que não promoverem as mudanças necessárias na burocracia não conseguirão entregar resultados para a população. Essa parceria de gestão é muito bem-vinda para avançarmos em benefício da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

O projeto é uma parceria público-privada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do HPS, e o grupo Voluntários da Saúde. A parceria terá duração de um ano, com encontros semanais virtuais, e inclui acompanhamento em quatro eixos prioritários: aprimoramento do planejamento estratégico para os próximos quatro anos, incluindo os principais objetivos de gestão; qualificação do plano diretor; aquisição de ressonância magnética para melhorar o atendimento; e qualificação da captação de recursos para melhorar a sustentabilidade da instituição hospitalar.

Os profissionais especialistas Fernando Torelly, Alceu Alves da Silva, Mauro Canto, Ethel Torelly e Geraldo Aguiar conduziram o seminário, com a participação do secretário de Saúde, Mauro Sparta, e da diretora do HPS, Tatiana Breyer.

O Hospital de Pronto Socorro é uma instituição 100% SUS voltada ao atendimento de urgências, emergências e trauma agudo. Há 77 anos, integra a rede de saúde de Porto Alegre, administrada pela SMS. Além de ser referência na assistência em emergência e trauma, é um centro formador de novos profissionais, com residência médica nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do trauma e emergência, psicologia hospitalar e residência multiprofissional.

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes