Governo de Goiás adota sistema de regulação da Saúde de Porto Alegre

05/04/2024 15:00
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Parceria leva para Goiás tecnologia desenvolvida pela Procempa para a Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Porto Alegre e o Governo de Goiás formalizaram, nesta sexta-feira, 5, parceria para adoção do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre, desenvolvido na íntegra pela Procempa em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A assinatura do protocolo de intenções ocorreu no Paço Municipal e contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e de demais autoridades. 

As negociações começaram em junho no ano passado, quando a comitiva do governo goiano esteve em Porto Alegre para conhecer o sistema e compartilhar práticas sobre governabilidade e gestão de saúde pública. Em julho, Melo participou de reunião no Palácio das Esmeraldas, em Goiás, com a confirmação de adesão ao sistema porto-alegrense. 

"É uma importante e aguardada parceria concretizada pela soma de esforços de muitos envolvidos. É necessário investir cada vez mais na gestão de dados. Com as informações em tempo real, é possível tomar decisões para prestar atendimento com mais agilidade aos cidadãos que necessitam. É a tecnologia fortalecendo o SUS" - Prefeito Sebastião Melo.

“Estamos muito felizes porque fizemos a melhor escolha. Colocamos a nossa equipe de saúde para buscar as melhores soluções do Brasil e as encontramos em Porto Alegre”, destacou Caiado. “Temos, aqui, índices de atendimento ao cidadão em cirurgias eletivas, por exemplo, que são recordes. Não há outro estado da União com essa assertividade e agilidade. Vocês desenvolverem o que há de mais sofisticado na regulação em saúde”, completou o governador goiano.

Complexo – O Sistema do Complexo Regulador de Saúde da Capital é referência no Brasil. A ferramenta integra e agiliza o gerenciamento de saúde pública. É uma estrutura regulada pelo Ministério da Saúde, no âmbito dos estados. Em Porto Alegre, as plataformas Gerint (gerenciamento de leitos), Gercon (gerenciamento de consultas) e Gerpac (gerenciamento de procedimentos especiais como oncologia), desenvolvidas pela Procempa a partir de uma demanda da SMS, compõem o sistema do Complexo Regulador e realizam a gestão automatizada, proporcionando controle e eficiência a todo o processo de agendamento de consultas, ocupação de leitos e distribuição de medicamentos.

“O ato de hoje é a coroação de muitos anos de trabalho especializado, feito lado a lado com a Secretaria da Saúde. Exportar nosso conhecimento para outro estado e compartilhar nossas experiências no aprimorando dos sistemas torna nossa responsabilidade ainda maior. Estamos prontos para esta etapa e seguros do impacto que levaremos aos cidadãos do estado de Goiás”, salientou Letícia Batistela, presidente da Procempa. 

“Estamos garantindo mais qualidade e resolutividade no atendimento ao cidadão. Foi de fundamental importância durante a pandemia de Covid-19, e a adesão de Goiás comprova a preocupação conjunta de termos uma fiscalização eficiente para esses setores e economia de recursos”, completou Ritter.

  

 

Carolina Zeni e Liana Rigon

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes