Gestão dialoga com moradores sobre Praça Família Imigrante

29/08/2023 12:32
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Registro de Imóveis deverá adotar a praça, ficando responsável por investimentos em preservação, revitalização e manutenção

Prefeitos de praças e lideranças do Centro Histórico foram recebidos na manhã desta terça-feira, 29, no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, para dialogar sobre a destinação da Praça Família Imigrante. Conforme projeto no âmbito do Programa de Reabilitação do Centro Histórico, está prevista a alienação de cerca de 20% da área pública de 515 metros quadrados anexa ao histórico Edifício Tuyuty (rua Caldas Júnior esquina com Riachuelo), que será sede do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre e contará com um Espaço Cultural. 

Como parte da construção, o Registro de Imóveis deverá adotar a Praça Família Imigrante, ficando responsável por investimentos em preservação, revitalização e manutenção permanente do espaço verde, proporcionando melhor utilização pelos cidadãos. E a receita com a venda do terreno será revertida para o Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio Imobiliário do Município de Porto Alegre. 

Histórico - O projeto recebeu parecer favorável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo (Smamus) e Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC). Ainda em 2022, os proprietários realizaram reunião com moradores do entorno e do condomínio Marília para apresentar a proposta, que na ocasião teve a concordância da maioria dos presentes. 

O prefeito Sebastião Melo solicitou a retirada do projeto de lei da pauta de votação do Legislativo da segunda-feira, 28, para aprofundar o debate com a comunidade e esclarecer dúvidas. A gestão manterá diálogo com os empreendedores e os moradores para buscar entendimento.

A reunião teve a participação da presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico de Porto Alegre, Ana Maria Engers Lenz, do vice-presidente da entidade, João Helbio Carpes Antunes, das prefeitas da Praça Família Imigrante, Márcia Peripolli, e Brigadeiro Sampaio, Marivane Anhanha Rogério, e do representante do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre João Pedro Lamana Paiva. Representando a gestão, participaram os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Governança e Coordenação Política, Cássio Trogildo, o chefe do Gabinete do Prefeito, André Coronel, e o diretor de Patrimônio, Tomás Holmer.

  

 

Carolina Seeguer

Andrea Brasil