Evento na Ilha na Pintada dá início à programação da 242ª Feira do Peixe

03/04/2022 17:05
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Melo celebrou a retomada da Feira, que ano passado ainda sofreu com protocolos sanitários e restrição de público

Depois de dois anos prejudicada devido à pandemia, a 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre é retomada com programação especial em clima de comemoração. Com uma agenda cultural, presença de autoridades, centenas de pescadores e o tradicional peixe na taquara, a abertura ocorreu neste domingo, 3, na Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada. (fotos)

O prefeito Sebastião Melo celebrou a retomada do evento que, no ano passado, ainda sofreu com os protocolos sanitários e de restrição de público. “É um alegria imensa poder prestigiar a retomada de um dos mais antigos e tradicionais eventos de Porto Alegre. Uma feira que nasceu junto com a cidade e que garante renda a centenas de famílias que precisam da pesca para sobreviver”, ressalta.

Além de comemorar o aniversário da cidade, a Feira na Ilha homenageou os 100 anos da Colônia de Pescadores Z5. "É uma satisfação apoiar este tradicional evento que ressalta a importância dos pescadores para o comércio, além de gerar empregos e renda para a população", salientou Vicente Perrone, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

A abertura teve apresentações artísticas e, de acordo com o presidente da Z5, Gilmar Coelho, foram servidos em torno de 300 almoços, com a presença de 600 pessoas no evento. “A Feira do Peixe é uma das mais antigas e importantes festas da nossa cidade. Precisa ser valorizada e receber do poder público todo o apoio necessário para que cresça cada vez mais”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchin.

O evento tem o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), de Coordenação Política e Governança Local (Smgov), através da Subprefeitura Ilhas, e da Cultura (SMC).

Feira do Peixe de Porto Alegre 2022:

3 de abril
Abertura da 242ª Feira do Peixe de Porto Alegre na Ilha da Pintada

11 a 15 de abril:

242ª Feira do Peixe de Porto Alegre
Local: Largo Glênio Peres - Centro Histórico
Horário: 8h às 20h

13 a 15 de abril

20ª Feira do Peixe na Esplanada da Restinga
Local: avenida João Antônio Silveira, Restinga
Horário: 8h às 20h

10ª Feira do Peixe no Extremo Sul
Endereço: av. Heitor Vieira, 494, Belém Novo
Horário: 8h às 20h

 

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes