Estragos do temporal prejudicam serviços municipais

18/01/2024 08:05

Diversos serviços da Prefeitura de Porto Alegre tiveram de suspender ou restringir o atendimento nesta quarta-feira, 17, em razão da falta de energia elétrica ou de estragos causados pelo temporal da noite de terça-feira, 16.

Em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, é importante que a comunidade informe as demandas pelo aplicativo de celular 156, WhatsApp 156, 156web ou telefone 156.

Confira a lista de serviços e atendimentos interrompidos ou com restrições:

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Mais de 100 serviços de saúde estão com algum tipo de restrição de atendimento (sem energia, telefone ou internet, por exemplo). Confira aqui as unidades fechadas. Com a previsão de novo temporal, excepcionalmente nesta quarta-feira, as 16 unidades de saúde que atendem até as 22h, bem como a farmácia distrital da Restinga, encerrarão o expediente às 19h (confira a lista aqui). A Farmácia de Medicamentos Especiais - Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) está funcionando normalmente. 
Atendimentos com restrições: Hospital São Lucas da PUC (destelhamento no setor de emergência) e Santa Casa de Misericórdia (destelhamento no setor de emergência). 
Atendimento com restrições em razão de falta de energia elétrica: Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul, Hospital Vila Nova, Instituto de Cardiologia, Hospital de Pronto-Socorro, Hospital Santa Ana, Hospital Fêmina, Centro de Referência do Transtorno Autista e Hospital Moinhos de Vento.
Os atendimentos presenciais na Vigilância em Saúde estão mantidos para entrega de receituários e liberação de declarações de óbito e nascidos vivos, mas telefones do órgão estão inoperantes, sem previsão de retorno. 
Unidade móvel: as atividades da unidade móvel de saúde foram suspensas nesta quarta-feira, 17, no bairro Humaitá, e na quinta-feira, 18, no bairro Anchieta. 

Secretaria Municipal de Educação (Smed) - Pelo menos 44 instituições da rede municipal tiveram prejuízos decorrentes do temporal, mas está funcionando normalmente o atendimento presencial na Central de Vagas, na rua João Manoel, nº 90 - Centro. Quem tiver agendamento para esta quarta-feira, pode reagendar um horário pelo telefone 3289-1988. 

Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fechados: Centro Sul, Cristal, Eixo Baltazar, Farrapos, Glória, Ilhas, Leste I, Leste II, Norte, Partenon, Santa Rosa e Timbaúva. 
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fechados: Leste, Eixo Baltazar, Norte e Centro Sul. 
Outras unidades da Fasc fechadas: Centros POP (Santana, Floresta e Navegantes) e Centro Dia Idoso Zona Sul.
Postos de Atendimento Cadastro Único fechados: Centro Vida e subprefeituras Cristal e Belém Novo.

Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) - Os atendimentos presenciais na Smamus seguem normalmente, mas há falta de comunicação por telefone. Para licenciamento urbanístico ou ambiental, o cidadão pode entrar em contato via e-mail: escritoriolicenciamento@portoalegre.rs.gov.br ou dlma.smamus@portoalegre.rs.gov.br.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) - A central de atendimento da pasta, que funciona na rua Lima e Silva, 972, na Cidade Baixa, está fechada nesta quarta-feira em razão da falta de energia e também está sem telefone. 

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa - O Museu Joaquim Felizardo está fechado à visitação. O Centro Municipal de Cultura - onde funcionam a Sala Ãlvaro Moreyra, Teatro Renascença, Atelier Livre e a Biblioteca Pública Municipal - também não irá abrir por causa de alagamentos. O Museu de Artes de Porto Alegre, no prédio histórico do Paço Municipal, está fechado.

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) - As piscinas públicas estão fechadas nesta quarta-feira.

Empresa Pública de Transporte e Circulacão (EPTC) -  O atendimento presencial na sede da EPTC foi suspenso nesta quarta-feira. Os prazos para entrega presencial de defesa e recurso de infrações ou apresentação de condutor, que venceriam neste dia ou na quinta-feira, 18, serão prorrogados até sexta-feira.

Secretaria Municipal da Fazenda - Não haverá atendimento presencial na manhã desta quinta-feira, 18, na Loja de Atendimento da Fazenda. Os contribuintes podem acessar os serviços digitais até a reabertura da loja, que está prevista para as 13h30, se o serviço de água for restabelecido.

Leia mais:
Retorno da energia é essencial para retomada do abastecimento de água
Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água
Forte temporal atinge Porto Alegre
Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital

Samuel Bizachi

Lissandra Mendonça