“Estamos preparados para imunizar em massa”, afirma Melo em evento da Federasul

24/03/2021 14:47
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito falou durante a reunião-almoço Tá na Mesa, realizada em formato on-line

O prefeito Sebastião Melo participou, nesta quarta-feira, 24, da reunião-almoço Tá na Mesa, promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Durante o encontro on-line, Melo apresentou o painel Porto Alegre, 250 anos - tempo de superação e retomada.  Além dos desafios enfrentados pela administração pública após um ano de pandemia, o prefeito também detalhou as estratégias para garantir a retomada da economia na Capital.

Para vencer a crise mundial provocada pela pandemia e possibilitar o retorno à normalidade, Sebastião Melo defendeu a vacinação em massa da população. “Através de inúmeras parcerias, estamos trabalhando fortemente no combate à pandemia. Estamos preparados para imunizar em massa. Esta é uma tradição de Porto Alegre. Temos muitas equipes para aplicar vacinas. A cidade tem 249 anos e passou por muitos episódios. Juntos, vamos ultrapassar esta pandemia”, destacou. 

Melo também ressaltou que Porto Alegre integra duas frentes para aquisição de vacinas, além das repassadas pelo Ministério da Saúde. Hoje, mais de 168 mil pessoas já receberam a primeira dose e outras 71 mil, a segunda dose. Em função do aumento de casos de coronavírus, conforme reforçou Melo, o sistema de saúde foi ampliado com a oferta de mais de 660 novos leitos de retaguarda e quase 250 de UTI, que foram abertos ou convertidos. Além disso, a abertura estratégica de postos de saúde nos finais de semana está auxiliando a desafogar os prontos atendimentos e a procura pela rede de saúde.

Cogestão – Melo falou ainda sobre a volta do sistema de cogestão com o governo estadual, que propiciou a abertura de atividades econômicas e de serviços. Reiterou que as ações de saúde devem caminhar em conjunto com a economia e ressaltou as medidas emergenciais já adotadas para amenizar prejuízos econômicos da pandemia. Disse que o decreto da Lei da Liberdade Econômica, assinado nesta quarta-feira, trará maior fôlego ao empreendedorismo ao simplificar a abertura de novos negócios.

O prefeito também enfatizou que, a fim de ampliar as políticas de combate ao coronavírus, a prefeitura está distribuindo máscaras à população desde essa terça-feira, 23, em uma ação realizada pela Guarda Municipal e o Escritório de Fiscalização. “Em vez de multar, vamos entregar máscaras de proteção em vários pontos de Porto Alegre para aqueles que ainda não estão colaborando. Em vez de ficar brigando, vamos apostar em ações pedagógicas”, disse. Nesta semana, a prefeitura recebeu do restaurante Pedrini a doação de 4 mil máscaras, que serão utilizadas nas abordagens. 

Projetos – Mirando o crescimento econômico, o prefeito também falou sobre as negociações sobre o setor de transporte público, incluindo o projeto de privatização da Carris. Destacou o trabalho que vem sendo feito para revitalização do Centro Histórico, a reabertura do segundo piso do Mercado Público, o projeto de lei que institui o Programa de Microcrédito do Município (a ser enviado à Câmara Municipal) e a ampliação da regularização fundiária, assim como ações de assistência social. Frisou ainda a importância de aprovação dos projetos de quebra de monopólio da Procempa na prestação de serviços à prefeitura e da Reforma da Previdência, para auxiliar no equilíbrio das finanças públicas. 

Durante a reunião, o prefeito também respondeu a questionamentos do presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, e do presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira.  

 

Lucas Rivas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes