Equipes permanecem mobilizadas no atendimento ao temporal em Porto Alegre

16/06/2023 14:26
Rodger Timm / PMPA
Trânsito e Circulação
Capital contabiliza mais de 100 árvores caídas em diversos bairros

A Prefeitura de Porto Alegre mantém a mobilização das equipes de diversas secretarias e órgãos no atendimento aos danos causados pelo temporal desta madrugada. Até as 12h, o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) coordenou 146 ações integradas em razão da chuva que atinge a cidade.

A Defesa Civil segue prestando auxílio às famílias desalojadas e desabrigadas. O levantamento de quantas pessoas estão nessa situação está sendo realizado pelas subprefeituras. Até as 12h, as demandas atendidas eram de ocorrências da madrugada - sem o registro de novos casos na Capital. O órgão também segue mobilizado no monitoramento dos arroios da cidade.

A previsão é que o tempo permaneça instável nas próximas horas na Capital e Região Metropolitana, com melhora no fim de semana. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

O Gabinete da Primeira-Dama entregou nesta sexta-feira, à tarde, peças da Campanha do Agasalho para as pessoas abrigadas no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A equipe de ações preventivas e comunitárias da Guarda Municipal participou da logística das doações. O ginásio, na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, está aberto para receber os atingidos pelas chuvas.

Donativos – A prefeitura está recebendo doações de alimentos, cobertores e produtos de higiene para auxílio às famílias atingidas. Os donativos podem ser entregues na Coordenação da Defesa Civil junto ao Centro de Triagem da Campanha do Agasalho, na Doutor Barcellos 1691, bairro Camaquã. Funcionamento das 15h às 19h, na sexta-feira, e das 9h às 18h, no sábado.

Atualização 14h

Serviços Urbanos
Desde a noite desta quinta-feira, as equipes de manejo arbóreo atenderam 52 ocorrências. Até agora, foram contabilizadas mais de 100 árvores caídas e cerca de 250 protocolos abertos no sistema 156. A prioridade é atender os casos onde há obstrução de vias, entradas de imóveis e situações de risco. Muitas das ocorrências precisam ser realizadas em conjunto com a CEEE Equatorial para que faça o manejo de árvores presas à rede elétrica.

Saúde
Nesta tarde de sexta-feira, estão fechadas 11 Unidades de Saúde em decorrência do temporal: Jardim das Palmeiras, Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Laranjeiras, Esperança Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema, Farrapos e Ponta Grossa.

Mobilidade
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, até as 12h desta sexta-feira, 16, registrou 65 ocorrências com bloqueio total das vias públicas ocasionadas por queda de árvores, postes ou acúmulo de água em razão do temporal que atingiu a Capital. As zonas Sul e Norte são as regiões mais afetadas.

Em relação aos semáforos, a EPTC registrou 84 conjuntos semafóricos fora de operação. Destes, 45 estão em atendimento com operação manual por parte dos agentes de trânsito, 32 aguardando a CEEE e sete pendentes, os quais ainda se está investigando o problema para colocar em operação.

Vias e ocorrências

Árvores
Rua João Neves da Fontoura, 7
Rua Joaquim Silveira, 1004
Rua Conselheiro Xavier da Costa, 2619
Rua Santa Izabel, 446
Rua Santa Izabel, 215
Rua Olavo Bilac
Estrada do Varejão, 215
Avenida São Pedro, 230
Avenida Álvaro Chaves x Avenida Farrapos
Rua Marquês do Pombal, 917
Rua Lila Rippol, 108
Avenida Cavalhada 253
Rua Aliança 60
Rua Paul Harris 833
Rua Carijó
Rua Nunes 250
Avenida Tramandaí, 536
Avenida Lami 3600
Avenida Juca Batista 9622
Estrada Costa Gama x Avenida Professor Oscar Pereira
Avenida Professor Oscar Pereira 6239
Avenida Edgar Pires de Castro BC x Vitória
Rua Dea Coufal 1265
Rua Nove de Março 256
Avenida Professor Oscar Pereira x R Santuario
Rua Guadalajara 1000
Rua Fernandes Vieira x Vasco da Gama
Rua Doutor Egydio Michaelsen, 142
Rua Nove de Março 259
Avenida Engenheiro Ludolfo 325
Rua Tomaz Edison x Paulino Chaves
Rua Nautas 104
Rua Nelson Zang, 120

Postes/fiação
Avenida Tramandaí, 536
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia x Av. João Ferreira
Rua Dr. Egydio Michaelsen 142
Rua Doutor Manoel José Lopes x Rua Tenente Castelo

Acúmulo de água/Alagamento
Avenida Otto Niemeyer x Rua Gramado
Avenida Guaíba x Rua Leblon
Rua Fernando Borba X rua Pércio Freitas Maestri

Ocorrências com semáforos em aberto

Osvaldo Aranha X Ramiro Barcelos
Juca Batista X Eduardo Prado
Ipiranga X Cristiano Fischer
Goethe X Casemiro De Abreu
Carlos Gomes X Joao Caetano
Bento Goncalves X Marista
24 De Outubro X Florêncio Ygartua X Hilario Ribeiro
24 De Outubro X Miguel Tostes
Nilo Peçanha X Sociedade Libanesa
Bento Goncalves X Guilherme Schell X Vicente Da Fontoura
Saturnino De Brito X Ipe
Protásio Alves X Otavio Santos
Vasco Da Gama X Fernandes Vieira
Independência X Pedestre Nº 925 (Prox João Telles)
Protásio Alves X Borges Do Canto
Protásio Alves X Ijui
Voluntarios Da Patria X São Pedro
Carlos Gomes X Plinio Brasil Milano
Benjamin Constant X Ordenadora Terminal Utzig
Sao Pedro X Para
Benjamin Constant X Ernesto Fontoura
Benjamin Constant X Brasil
Benjamin Constant X Felicíssimo De Azevedo
Carlos Gomes X Plinio Brasil Milano
Assis Brasil X Eduardo Chartier
Felipe de Oliveira X Alcides Cruz
Felipe de Oliveira X Joao Guimaraes

Centro Municipal de Cultura - Localizado na avenida Érico Veríssimo, 307, bairro Menino Deus, o Centro Municipal de Cultura permanecerá fechado nesta sexta-feira, 16, e no fim de semana, devido ao temporal que afetou a sala do transformador de energia e no quadro geral de baixa tensão. Devido ao risco elétrico, a CEEE Equatorial foi chamada e desligou a luz. Os equipamentos culturais que funcionam no CMC – Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreira, Atelier Livre e Biblioteca Pública Municipal - tiveram as suas atividades e apresentações suspensas no sábado, 17, e domingo, 18.

Águas pluviais - Devido ao grande volume de chuva registrado nesta madrugada em Porto Alegre, as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (da chuva) - Ebaps 10, 11 e 15 seguem com problema de funcionamento ou com falta de energia, podendo causar alagamentos ou acúmulo de água nas regiões ou bairros av. Ipiranga, entre a Getúlio Vargas e Érico Veríssimo, Hipódromo e Vila Hípica, Vila Elizabeth, União e Nova Brasília. A Ebap 17, que atingia a região do Centro entre o Gasômetro e a rua Uruguai já teve energia restabelecida. As Ebaps da região Humaitá/Vila Farrapos (Ebaps 5 e 8) estão retomando o funcionamento gradualmente, após o retorno da energia da Ebap 5. Os acúmulos de água da região podem seguir até a noite/madrugada. O Dmae está executando uma obra de interligação das duas casas de bombas para amenizar os alagamentos na região.

Abastecimento - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que 49 estações de tratamento e bombeamento de água tratada estão com impacto no funcionamento devido à falta de energia, o que ocasiona desabastecimento em 80 bairros: Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Auxiliadora, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Chapéu do Sol, Cidade Baixa, Coronel Aparício Borges, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Espírito Santo, Extrema, Farrapos, Floresta, Glória, Guarujá, Higienópolis, Hípica, Humaitá, Independência, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim do Salso, Jardim Itú, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Jardim Sabará, Jardim São Pedro, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Medianeira, Menino Deus, Mont’Serrat, Morro Santana, Navegantes, Partenon, Parque Santa Fé, Passo D’Areia, Pedra Redonda, Petrópolis, Pitinga, Ponta Grossa, Protásio Alves, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cecília, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santana, Santo Antônio, São Caetano, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Serraria, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova, Vila São José.

Arroio Sarandi - O Arroio Sarandi registrou grande fluxo de água e pequeno transbordamento durante a madrugada. Em vistoria pela manhã, o Dmae verificou que o nível permanecia alto, mas a situação estava normalizada.

Leia mais:

Ginásio do Demhab está aberto para acolher pessoas atingidas pelo temporal

Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal

Saúde alerta para risco de contaminação por leptospirose após temporal



 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes