Equipes da prefeitura seguem nas ruas atendendo ocorrências do temporal

18/01/2024 14:09
Julio Ferreira / PMPA
SEGURANÇA
Prefeitura também recebe doações de água mineral para distribuir nos locais mais afetados

Nesta quinta-feira, 18, as equipes da prefeitura seguem atuando nas ruas para reduzir os danos gerados pelo temporal de terça-feira. O prefeito Sebastião acompanhou o serviço de remoção de galhos e árvores na cidade. Melo esteve na rua Paraíba, no bairro Floresta, e na avenida Oswaldo Gonçalves Cruz, no bairro Ipanema. 

"Vamos da sala de crise para vistorias, das vistorias para a sala de crise. Assim agimos noite e dia, para contornar as dificuldades impostas pela nova realidade climática. Tenho me deslocado a pontos mais críticos da nossa cidade para acompanhar, cobrar e dialogar com a população sobre os principais desafios que precisamos atender" - Prefeito Sebastião Melo.

Ao todo, 15 militares foram deslocados de São Gabriel para a Capital, equipados com motosserras, munck, caminhão para detritos e uma mini escavadeira para auxiliar na retirada de árvores caídas. Servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuam na força-tarefa de limpeza.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos soma mais de 450 ocorrências de árvores caídas na Capital. O levantamento foi realizado nas ruas, e não inclui os parques e praças da cidade. As equipes da pasta seguem mobilizadas nas remoções.

156 - A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) recebeu 325 chamados relacionados ao temporal por meio do sistema 156. A demanda mais comum é o restabelecimento do abastecimento de água (60%), seguido de dificuldades na mobilidade (15%), pedidos de coleta de lixo (10%), quedas de árvores (8%) e atendimento hospitalar (5%).

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava 129 ocorrências pela manhã. Destas, 58 são bloqueios totais por queda de árvore, 12 por queda de postes e fios e uma por acúmulo de água. Há, ainda, 68 bloqueios parciais. As linhas 345, 473, 470, B51, 179 e 176 do transporte público têm desvios de itinerário. 

Hospitais - Os hospitais São Lucas, Clínicas e Vila Nova estão com restrição no atendimento devido aos danos do temporal. O Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul segue sem energia elétrica e está com restrição total para novos pacientes devido a uma pane no gerador. A Secretaria Municipal de Saúde busca alternativas para solucionar o problema.

Unidades de Saúde - as unidades Sarandi e Diretor Pestana estão fechadas. Outras 84 unidades estão funcionando com restrições. Há 62 unidades sem energia e 89 sem internet.

Samu - O telefone 192 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está instável. Em caso de urgência e emergência, ligar para 4076-0192; 4076-2500; ou 3316-9100.

Educação - Há falta de energia em 35 escolas da rede municipal. Ao todo, 56 escolas registraram algum tipo de ocorrência devido ao temporal. O atendimento ao público, nas unidades que possuem energia elétrica, ocorre normalmente.  

Cultura - O Centro Municipal de Cultura, onde funcionam Teatro renascença, Atelier Livre, Biblioteca Municipal e Sala Álvaro Moreyra, permanece fechado. A energia elétrica está desligada para que o Dmae possa retirar a água acumulada no local. No Museu Joaquim felizardo, a visitação pública foi reaberta mas o pátio continua interditado devido a árvores caídas. No Paço Municipal, a abertura da exposição da artista plástica Karen Axelrud, nesta quinta-feira, 18, às 18h, está mantida. A visitação, gratuita, poderá ser feita até o dia 1º de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Água - A prefeitura recebeu da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), na manhã desta quinta-feira, 18, a doação de duas mil bombonas, totalizando 40 mil litros de água para destinar aos atingidos pelo temporal. O material foi recebido no Ponto de Coleta do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na rua Gen. João Manoel, 157, térreo. As doações de garrafas de água podem ser entregues no local das 9h às 17h.

Leia mais:
Dmae prioriza envio de caminhões-pipa para hospitais e unidades de saúde
Prefeitura busca minimizar transtornos causados pelo temporal nos serviços de saúde
Prefeitura decreta situação de emergência após temporal
Estragos do temporal prejudicam serviços municipais
Retorno da energia é essencial para retomada do abastecimento de água
Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água
Forte temporal atinge Porto Alegre
Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes