Eleições: Justiça mantém gratuidade no transporte a quem não pode pagar

01/10/2022 08:37

O Tribunal de Justiça concedeu efeito suspensivo ao recurso interposto pelo Município de Porto Alegre contra decisão da 7a Vara da Fazenda Pública que havia determinado passe livre irrestrito na eleição, no 1º e no 2º turnos. Com isso, a prefeitura mantém para este domingo, 2, a operação anunciada na quinta-feira, 29, após acordo com o MP, TCE, MPC e Câmara de Vereadores, que viabilizou a gratuidade do transporte público coletivo no primeiro turno da eleição às pessoas em vulnerabilidade econômica. 

De acordo com a Procuradora-Geral do Município em exercício, a decisão trazia a imposição de medidas de grande complexidade a serem implementadas praticamente a 24 horas do pleito eleitoral. “Isso ocasionaria grave lesão à ordem, à segurança e à economia públicas, quando já havia uma organização para atendimento da população vulnerável e referência expressa positiva do STF em relação ao acordo firmado em Porto Alegre”, explica Cristiane Nery. 

A operação será custeada pelo Município e contará com acréscimo de 40% da frota em relação a um domingo normal. Também serão disponibilizados 20 veículos extras para reforçar o atendimento conforme necessidade - com atenção especial nas linhas que têm expectativa de maior público.

A gratuidade está garantida das 7 às 19h. Os cidadãos que precisarem do transporte público para se deslocar até a sua zona eleitoral e não tiverem condições de pagar deverão informar o motorista e apresentar documento de identificação com foto. Estudantes terão o seu Cartão TRI habilitado para o uso com os descontos concedidos. Todos que possuem algum tipo de isenção no Cartão TRI terão o uso liberado.

 

Sandra Denardin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes