Educação Inclusiva: Porto Alegre terá mais 421 profissionais para atender alunos com deficiência

20/10/2023 16:35
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Iniciativa qualifica o atendimento para mais de 3 mil alunos com deficiência matriculados na rede municipal

O prefeito Sebastião Melo assinou, nesta sexta-feira, 20, no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, o termo de cooperação para implantação do programa Incluir+POA. Serão disponibilizados 421 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e agentes de Educação Inclusiva. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em acordo com a Defensoria Pública e com o Ministério Público, busca qualificar o atendimento aos mais de 3 mil alunos com deficiência matriculados na rede municipal.

 "Garantir a inclusão é um dos muitos desafios para termos uma educação pública de qualidade. Educação não é gasto, é investimento. Por isso, precisamos seguir qualificando as políticas públicas para quem mais precisa e gerar oportunidades de futuro" – Prefeito Sebastião Melo.

"É um grande avanço para apoiar o trabalho já realizado pelos professores e monitores nas nossas escolas, que terão o suporte de psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Deste total, serão 357 agentes de Educação Inclusiva, que vão se somar aos nossos atuais monitores onde há maior necessidade", explicou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, que garante que nenhum dos atuais monitores será substituído ou transferido de função.

A chegada dos novos profissionais se dará por meio de parceria com o Terceiro Setor. O edital de chamamento público às organizações da sociedade civil foi divulgado em julho e contou com a participação de nove instituições. A organização classificada foi a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess).

Parcerias - O modelo de parceria com o Terceiro Setor foi implantado na Educação de Porto Alegre em 1990. Atualmente, a prefeitura conta com 215 instituições parceiras, principalmente para atendimento da Educação Infantil.

Novos monitores - Nos últimos dias, foram chamados mais 34 monitores aprovados no Concurso Público 604, homologado em 9/3/2021. Este concurso teve 551 aprovados e, até este momento, foram chamados 420 candidatos, o que representa um aproveitamento de 76%. O concurso é válido até 10/3/2025.  

 

Júlio Lemos

Cristiano Vieira