Descida da Borges abre o Carnaval 2024 em Porto Alegre

27/01/2024 08:30
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Prefeito Melo entregou as chaves da cidade para a Corte do Carnaval 2024

Seguindo uma tradição que acontece há pelo menos 20 anos em Porto Alegre, a Descida da Borges abriu, oficialmente, na noite desta sexta-feira, 26, o Carnaval 2024 de Porto Alegre.

Nas escadarias do Museu de Artes de Porto Alegre, no Paço Municipal, o prefeito Sebastião Melo fez a entrega simbólica da chave da cidade para a Corte do Carnaval, composta pelo rei Momo Pablo Gawlinski, o Japa; a rainha Evelyn Pereira e as princesas Janaina Pereira e Nicoly Gonçalves.

“É nosso dever apoiar todas as manifestações culturais da cidade. Quando assumi como prefeito, firmei o compromisso de retomar o Carnaval de Porto Alegre. Ano passado, tivemos uma grande festa, e tenho certeza que neste ano será ainda melhor. Que façamos, juntos, um lindo evento, à altura do que os porto-alegrenses merecem'' - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, enfatizou a dedicação e o empenho do poder público ao Carnaval. “A prefeitura investiu mais de R$ 9 milhões no Carnaval deste ano, com muitos esforços e uma gestão democrática junto com as ligas carnavalescas e os representantes das escolas de samba", disse.

Das 20h até por volta da 0h, o samba tomou conta da avenida Borges de Medeiros, na área central, entre a rua José Montaury e a avenida Siqueira Campos. Pelo trajeto de 250 metros, desfilaram carnavalescos das escolas campeãs do Carnaval 2023: Estado Maior da Restinga (Série Ouro); Copacabana (Série Prata) e Comanches (Tribo mais antiga). No ano passado, em função das obras de revitalização no Quadrilátero Central, o trajeto foi menor.

O evento atraiu centenas de pessoas. A atendente Ketlyn Fontoura, moradora do bairro Bom Jesus, veio com a filha Analice, 7 anos, para assistir ao desfile da Copacabana, escola do coração. "Estamos muito felizes com a volta da Descida da Borges com percurso maior porque é o que marca o início do Carnaval na cidade", afirma. 

Participaram da descida a presidente do Comitê Executivo do Carnaval 2024, Liliana Cardoso; o vice-presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba, Juarez Gutierrez; a presidente da União das Entidades carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre, Kelly Ramos; e o vice-presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre, Mestre Nilton.

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira