Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes em Porto Alegre
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta quarta-feira, 26, o Alerta nº 15 para chuvas intensas, com vigência das 18h de quinta-feira, 27, às 18h de segunda-feira, 31. Diante da previsão, o prefeito Sebastião Melo reuniu a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) para alinhar a atuação dos órgãos municipais e manter as equipes preparadas para responder a eventuais ocorrências.
“O monitoramento dos prognósticos climáticos é essencial para garantirmos a segurança de todos e a continuidade dos serviços. Nossas equipes estão preparadas, com a atuação da Defesa Civil em todas as regiões, especialmente nas Ilhas e no Extremo-Sul, considerando as previsões meteorológicas para toda a bacia hidrográfica” - Prefeito Sebastião Melo.
A chuva deve ocorrer de forma distribuída ao longo dos dias, com previsão de 15 milímetros na quinta-feira; 40 milímetros na sexta; 25 milímetros no sábado; 25 milímetros no domingo; e 15 milímetros na segunda-feira. Também há possibilidade de descargas elétricas e eventual queda de granizo entre quinta-feira e sábado. Nos demais dias, as rajadas de vento devem ficar entre 50 e 60 km/h.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar as atualizações pelos canais oficiais e pelo PoaClima. Durante períodos de chuva e vento forte, a recomendação é evitar deslocamentos desnecessários, não atravessar áreas alagadas e manter distância de árvores, postes e estruturas que possam oferecer risco.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cristiano Vieira
