Conhecidos os projetos com soluções para focos de resíduos

29/11/2019 13:37
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Vencedores do Creathon, promovido pela prefeitura e o Pacto Alegre, foram divulgados nesta sexta

seloA proposta do #POALindaLimpa foi a vencedora do Creathon, evento da Prefeitura e do projeto Pacto Alegre que busca soluções criativas para os focos de resíduos irregulares na Capital. A divulgação dos vencedores ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29, no Auditório Nascente, da Escola de Engenharia da Ufrgs, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O projeto-piloto será implantado durante um ano em Porto Alegre e inclui uma plataforma digital que permite ao gerador de resíduos da construção civil encontrar soluções legais de transporte e destinação correta. Em Porto Alegre, 80% dos focos de resíduos são compostos por materiais de obras.

Marchezan parabenizou o grupo vencedor, formado por cinco mulheres, e destacou a capacidade do Pacto Alegre de mobilizar a sociedade em busca de alternativas para melhorar a cidade. “Nosso grande desafio é dedicar tempo e recursos para desenvolver atividades que sejam replicadas e possam beneficiar 1,5 milhão de porto-alegrenses”, afirma.

"O Pacto Alegre é uma das medidas mais incríveis que ocorreram em Porto Alegre, algo inédito que une poder público, universidades, empresários e sociedade civil. O poder público sozinho não consegue resolver todos os problemas da cidade”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Segundo o coordenador do Pacto Alegre, professor Luiz Carlos da Silva Pinto, todos os projetos apresentados para solução de focos de resíduos têm valor, e a banca usou como critério de escolha a capacidade de implantação. “Foi um processo incrível, e esperamos poder, realmente, melhorar Porto Alegre”, destaca.

O #POALindaLimpa foi um dos sete times selecionados na primeira etapa, realizada no dia 25 de outubro. Nesta sexta-feira, os finalistas apresentaram os projetos finais, construídos remotamente e com auxílio de mentores técnicos, para uma banca avaliadora, integrada por membros da prefeitura, da Ufrgs, PUCRS e Unisinos, de aceleradoras e empresas. A segunda colocação foi dividida entre dois grupos: Cidade+Limpa e EU+NÓS. "É a força da mulher. Acreditamos que a gente pode transformar a cidade de Porto Alegre e outros locais nas questões dos resíduos”, afirma Sônia Fagundes, do #POALindaLimpa.

Premiação - Além do troféu feito na impressora 3D do Parque Tecnológico Zenit da Ufrgs, o time ganhou uma consultoria para o desenvolvimento do negócio nos programas dos parques tecnológicos da Aliança pela Inovação. A partir de agora, o grupo, o poder público e as iniciativas do Pacto Alegre trabalharão em conjunto para auxiliar na implantação do projeto.

O Creathon é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre com o Pacto Alegre e realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A organização é do Parque Tecnológico Zenit da Ufrgs, no âmbito da Aliança para a Inovação, envolvendo Ufrgs, PUCRS e Unisinos. Conta também com a parceria da ZisPoa, instituição de fomento à promoção de políticas públicas sustentáveis, e da UFO Plaza, empresa de hospedagem para empreendedores.

Focos de resíduos - Porto Alegre tem atualmente cerca de 318 focos de resíduos descartados irregularmente pelas ruas da cidade. O custo para a limpeza dos locais é de R$ 1,8 milhão por mês. A concentração de resíduos em locais não apropriados para o descarte também contribui para a proliferação de vetores nocivos à saúde da população, como ratos, baratas e mosquitos transmissores da dengue.

Também participaram do evento René Machado de Souza, diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e o vice-diretor, Omar Ferri Jr; Ana Marchezan, da Promotoria Ambiental do Ministério Público; Elias Graziottin Rigon, do Badesul; Daniela Brauner, do Parque Zenit da Ufrgs; Marc Weiss, um dos criadores do ZisPoa Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre; Matheus Silveira; e Walker Massa, coordenador do UFO Space Plaza.

  

 

Lissandra Mendonça e Rafaela Redin

Rui Felten