Concluída a passarela de pedestres sobre o arroio Feijó na Zona Norte

23/12/2025 13:47
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Estrutura no limite entre Porto Alegre e Alvorada beneficia comunidades das duas cidades

A nova passarela de pedestres sobre o Arroio Feijó foi entregue nesta terça-feira, 23, no bairro Rubem Berta, na divisa entre Porto Alegre e Alvorada. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, realizou a vistoria na comunidade.

“Essa estrutura garante dignidade para os moradores dos dois lados, que agora têm um caminho mais curto e seguro para acessar serviços como saúde e educação. Isso é fruto de uma governança de dois municípios que atuaram juntos em prol da população” - Prefeito Sebastião Melo.

A implantação da ponte metálica, de 19 metros de extensão e 1,24 metro de largura, iniciou em 30 de outubro deste ano. A obra foi executada pela empresa DW Engenharia, com investimento de R$ 360 mil do município. Em parceria, a prefeitura de Alvorada executou o serviço de terraplanagem coordenado pelas equipes da Smsurb.

“Com essa nova passarela, queremos melhorar a mobilidade e trazer mais qualidade e segurança para os moradores da região”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.

Vanderlaan Rodrigues Mota, que vive na comunidade há 50 anos, elogiou o serviço. “Ficou muito bom, porque a ponte é mais segura para facilitar a nossa passagem pelo local”, disse.

Ponte do Salso - Na Zona Sul, em outubro, foi entregue a nova Ponte do Salso, no bairro Restinga. Além da estrutura de 12 metros de extensão e nove metros de largura que liga as ruas Nilza da Silveira e do Cedro, foram realizados serviços de drenagem, construção de muros e calçadas, colocação de meio-fio e pavimentação das vias no entorno.  O investimento na construção da ponte e obras de infraestrutura foi de R$ 1,8 milhão, com recursos do município.

Em julho, uma passarela de pedestres de 12 metros de comprimento foi instalada na avenida Severo Dullius, no bairro São João, para atender a comunidade local e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes.

No Extremo-Sul, em fevereiro, foi concluída a construção da passarela para pedestres, junto à Ponte do Índios, no bairro Lami. A estrutura está localizada na avenida Edgar Pires de Castro e era um antigo pedido da comunidade. No sentido Centro-Bairro, também foram colocados meio-fio, calçada acessível, além da pavimentação do acostamento. Próximo à ponte, residem 15 famílias da tribo Guarani.

Em janeiro de 2026, serão retomadas as obras da ponte sobre o Arroio da Lomba do Sabão, na comunidade dos Cafunchos, na zona Leste. Já a comunidade Recanto dos Gaudérios, no Jardim Marabá, também receberá uma travessia nova.

 

Daniela Siqueira

Cristiano Vieira