Comunidade cultural recebe o novo Teatro de Câmara Túlio Piva

20/03/2024 09:04
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Teatro recebeu melhorias como a ampliação do palco e camarins, novo sistema de climatização, novos equipamentos de som, luz e isolamento acústico

O novo Teatro de Câmara Túlio Piva foi entregue à comunidade cultural na terça-feira, 19, com as dependências lotadas, sala de exibição, foyer e corredores. A cerimônia de apresentação teve início no pátio do teatro com pronunciamentos e o descerramento da placa comemorativa. O prefeito Sebastião Melo destacou que a recuperação de um dos espaços culturais mais tradicionais da Capital é um grande presente nos 252 anos de Porto Alegre.

"É com muita satisfação e com o apoio dos nossos parceiros que fazemos mais esta grande entrega aos cidadãos. A cultura eleva a alma da cidade" - Prefeito Sebastião Melo.

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Melo destacou que a recuperação de um dos espaços culturais mais tradicionais da Capital é um grande presente nos 252 anos de Porto Alegre

O diretor da Opinião produtora, Rodrigo Machado, explicou que, além de um teatro, o espaço vai funcionar como um centro cultural, para encontros, manifestações culturais e exposições. "Até mesmo um café fará parte do complexo."

O teatro recebeu melhorias como a ampliação do palco e dos camarins, instalação de um novo sistema de climatização, equipamentos de som, luz e isolamento acústico. A capacidade da plateia segue a mesma: 208 pessoas, com destaque para a acessibilidade total e espaço para cadeirantes. Outra novidade é o foyer, que poderá receber coquetéis, vernissages, sessões de autógrafos, entre outras atrações. Haverá ainda uma operação gastronômica.

Para o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, essa entrega vem carregada de emoção e sentimentos, que vão reverberar juntamente com nomes como Lupicínio Rodrigues e Elis Regina, que batizam outros espaços na cidade. "Aguardado há dez anos, hoje esse sonho se realiza", complementou Henry Ventura. 

Após a cerimônia, o público foi convidado para o primeiro espetáculo do Novo Túlio Piva. A apresentação, com plateia lotada, ficou por conta de Rodrigo Piva e Rogério Piva, netos de Túlio Piva. Um dos momentos marcantes da apresentação foi a participação de Vera Piva, filha do compositor, que, além de cantar, emocionou os participantes com lembranças de seu pai. 

A revitalização do Túlio Piva foi de responsabilidade da Opinião Produtora, que assumiu  a administração do teatro. Caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec) 50% das datas, que serão preenchidas através de edital. 

Novo teatro - O Teatro de Câmara Túlio Piva foi inaugurado em 1970 e recebeu o nome em homenagem ao artista gaúcho em 1999. Foi palco de espetáculos de diferentes gêneros artísticos, notabilizando-se em abrir espaço para artistas e grupos iniciantes. Em maio de 2014, em razão de proplemas estruturais, foi interditado. Os trabalhos de recuperação foram iniciados em 2020, conduzidos pela Opinião Produtora, como parte do contrato de concessão do Auditório Araújo Vianna. As obras foram suspensas durante a pandemia e retomadas em fevereiro de 2022.

O primeiro evento aberto ao público no Túlio Piva será a gravação do DVD de Marcelo Gross nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22. Conforme a Smcec, já estão agendadas cincos datas para o Porto Verão Alegre, relacionadas a apresentações de teatro infantil para escolas, e uma data dedicada à dança.

Agenda do Teatro de Câmara
21/3 e 22/3 - Shows de Marcelo Gross
23/3 - Eliminatória do 15º Festival de Música de Porto Alegre (entrada franca)
25/3 - Prêmio Joaquim Felizardo
26/3 - Palestra com Potter e Tinga
22/6 - Show de Nei Van Soria

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil