Competição de startups movimenta ambiente de negócio no South Summit

05/05/2022 14:21
Giulian Serafim / PMPA
South Summit
Na sexta-feira, o público conhecerá a grande vencedora entre as 50 selecionadas

Na manhã desta quinta-feira, 5, startups da área da indústria 5.0 apresentaram-se na Arena The Next Big Thing durante a competição do South Summit Brasil. Quatro startups porto-alegrenses fizeram seus pitches e responderam às perguntas dos jurados. (fotos)

O ambiente de negócios favorável em Porto Alegre é uma unanimidade entre os competidores. Eduardo Goerl, da startup Arpac, avalia que há diferentes atores que compõe o ecossistema de inovação da cidade colaborando entre si e muita receptividade do poder público em incluir novas tecnologias nos serviços da cidade. “É uma grande honra estar entre os 50 selecionados e estamos na nossa casa, que é Porto Alegre, participando de tudo isso”, comemora.

Cesar Augusto da Rosa é CEO da startup Augen Engenharia e Inovação que desenvolveu tecnologia para análise química da água de maneira automatizada, determinando quais produtos químicos devem ser dosados e em qual quantidade, por exemplo. O diferencial do produto é a agilidade e a segurança na medição. “Atualmente, a maioria das empresas do setor do saneamento faz este processo manualmente, com menor precisão e requer que a monitoria seja feita constantemente. Nosso equipamento faz isso a cada segundo e sem intervenção humana”, explica Rosa. A startup foi criada em 2018, na cidade de Rio Grande, e atualmente tem sedes no Parque Cientifico e Tecnológico da Universidade Federal de Rio Grande (Oceantech) e também no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Já atendem mais de dez cidades gaúchas.

Outra startup porto-alegrense que apresentou o seu negócio com foco na agricultura foi a Connectbio. Rodrigo Dias, um dos sócios da startup criada em fevereiro de 2021, disse que os testes de PCR desenvolvidos pela empresa para detectar pragas e doenças em plantações são ágeis, eficientes e econômicos, o que garante o diferencial dos produtos da startup. "Os prejuízos mundiais com as patogenias chegam a U$ 290 bilhôes. O nosso produto permite que o próprio agricultor faça esse teste. É como o exame da Covid-19 que sai o resultado na hora", salienta. "Estar em Porto Alegre, uma cidade com DNA em negócios digitais, é chave para o nosso sucesso".

Último a subir no palco na manhã desta quinta-feira, Daniel Moura, CEO e fundador da Pixforce, startup há cinco anos no mercado atuando na criação de produtos para o segmento da indústria, falou aos jurados e à plateia sobre os diferenciais da sua empresa que em pouco tempo já conquistou grandes clientes  como a Petrobras, Shell e Arcelor Mittal.  "Os dados exclusivos que temos nos permitem criar produtos únicos e novos para o controle de qualidade e a identificação de defeitos na linha de produção industrial", explica. Entusiasmado ao falar sobre a expectativa com o resultado da competição internacional entre as startups, Daniel Moura elogiou o esforço conjunto  do poder público para a realização do South Summit Brasil, em Porto Alegre. "Este é o ápice daquilo que plantamos. A expectativa é grande pela nossa vitória mas, no fim, certamente, todos sairão ganhando".

Ainda nesta quinta, às 18h, será anunciada a vencedora desta categoria. Na sexta-feira, 6, o público conhecerá a grande vencedora dentre as 50 selecionadas nesta edição do South Summit Brasil.

Leia mais:

South Summit: María Benjumea receberá título de Cidadã de Porto Alegre

Vice-prefeito fala sobre liberdade para empreender no segundo dia de South Summit

Competição internacional no South Summit tem dez startups de Porto Alegre

Rede de incentivo à inovação desenvolve projetos e melhora serviços

South Summit: hub de inovação porto-alegrense é destaque em painel sobre diversidade

Prefeitura apresenta iniciativas de inovação no primeiro dia do South Summit

South Summit Brasil começa nesta quarta feira em Porto Alegre

Site conta a história do Centro e serve como guia para participantes do South Summit

Roteiro para conhecer Porto Alegre nos três dias de South Summit

South Collab Health: iniciativa busca mapear e ativar inovação na saúde

EPTC divulga serviço de trânsito para o South Summit

Representantes da prefeitura são painelistas no South Summit Brasil

South Summit movimenta rede hoteleira, bares e restaurantes da Capital

Porto Alegre pronta para receber o South Summit

 

Ivani Schütz e Liana Rigon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes