Começa a revitalização do Terminal Mendes Ribeiro

07/11/2023 10:59
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Melo e secretários acompanharam o início dos trabalhos nesta terça-feira

O prefeito Sebastião Melo acompanhou, nesta terça-feira, 7, a vistoria de início dos serviços de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro. Importante ponto de integração do transporte coletivo da Capital, circulam diariamente cerca de 110 mil passageiros nas 32 linhas que passam pelo eixo Protásio Alves e Terceira Perimetral.

“Esse é um dos principais viadutos da Capital. A revitalização é fundamental para a manutenção da estrutura, bem-estar e segurança de milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir avançando por uma Porto Alegre melhor para todos” - Prefeito Sebastião Melo.

Os serviços - coordenados pela Secretaria Municipal Serviços Urbanos (SMSUrb) - começaram nesta manhã e serão executados pela DW Engenharia e equipes da própria secretaria. Os trabalhos incluem lavagem, remoção de pichação e reparos e pintura. Também passarão por reparos os corrimãos, guarda-corpo, new-jersey, estrutura da cobertura, escadas, pisos e azulejos das paredes. 

“A nossa gestão revitalizou diversos viadutos, dando vida nova a esses espaços importantes, deixando-os mais bonitos e atrativos. O Mendes Ribeiro é um dos principais viadutos de Porto Alegre”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Até o final deste ano, o investimento será de cerca de R$ 2 milhões com recursos da prefeitura. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura ficará encarregada dos reparos nas lajes inferiores, na pista do viaduto e nas juntas, além dos seção caixão, nos muros laterais de contenção e nas lajes das passarelas. O projeto está sendo finalizado e será aberta licitação para contratar empresa responsável pela última etapa da revitalização que está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2024.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Ponto recebe 110 mil passageiros por dia

Mais Transporte - Na primeira quinzena de dezembro, a Secretaria Municipal Mobilidade Urbana (SMMU) começa reforma nos sanitários. A melhoria integra o Programa Mais Transporte, que prevê a manutenção e revitalização de nove terminais. Dentro do projeto de qualificação dos espaços de embarque e desembarque de passageiros, o Mendes Ribeiro já recebeu reforma das coberturas das paradas que ficam no nível da Protásio Alves, além da manutenção da parte elétrica. A secretaria ainda fará a modernização das escadas rolantes e elevadores.

O contrato com a I9 Engenharia começou no ano passado. Neste processo, já foram contemplados com reformas os terminais Azenha (Princesa Isabel), Parobé, Antônio de Carvalho, Nilo Peçanha (Jayme Caetano Braun) e Nilo Wulff (Restinga). A próxima, além do Terminal Mendes Ribeiro, irá contemplar o Rui Barbosa (CPC), Triângulo e o Utzig. Os trabalhos serão realizados até o primeiro trimestre de 2024.

“No programa Mais Transporte o conforto do usuário é uma das prioridades, assim como a melhoria da oferta do serviço. Fazemos um apelo aos usuários do transporte para que sejam nossos parceiros na conservação desses locais”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

 

Daniela Siqueira e Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes