Casa do Migrante Guadalupe é inaugurada em Porto Alegre

03/07/2021 11:13
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo participou do ato na sede da instituição, no bairro Vila Nova

Um espaço de acolhida para famílias de migrantes recém chegados e com potencial de empregabilidade, a Casa do Migrante Guadalupe foi inaugurada neste sábado, 3, na Capital. A iniciativa é do Centro Ãtalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações - CIBAI Migrações, que há 63 anos oferece atendimento integral e diversificado ao migrante que chega à região de Porto Alegre. 

O prefeito Sebastião Melo participou do ato na sede da instituição, na rua Atílio Superti, 696, no bairro Vila Nova. “Migrante não é quem quer sair. Muitas vezes é quem não pode ficar. Porto Alegre e o Rio Grande do Sul  têm tradição de acolhimento. Não há fronteiras para os direitos humanosâ€, manifestou o prefeito.

Nos últimos dez anos foram cadastradas na entidade pessoas vindas especialmente do Haiti (35,7%), Uruguai (14,3%), Senegal (9,9%), Argentina (7,7%), Peru (4,9%), Venezuela (3,2%) e Bolívia (1,1%). 

A estimativa é que Porto Alegre abrigue hoje perto de 30 mil imigrantes de todas as etnias. Cerca de 15 mil destes são senegaleses, haitianos, venezuelanos e alguns vindos de países caribenhos.

 

Carolina Seeger

Gilmar Martins