Capital atualiza plano de contingência para reforçar resposta a desastres

03/09/2025 16:17
Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Prefeito Sebastião Melo destacou ações concretas de proteção a Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta quarta-feira, 3, a atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon). O documento orienta as ações de resposta a diferentes tipos de desastres, como inundações, tempestades, secas, deslizamentos, epidemias e acidentes com produtos perigosos. Além de protocolos operacionais detalhados, o plano define responsabilidades institucionais, recursos necessários e mecanismos de articulação entre as equipes envolvidas, buscando minimizar danos à população e à infraestrutura da cidade.

“As enchentes de maio de 2024 nos trouxeram muitas lições e aprendizados e, a partir delas, tomamos medidas concretas para enfrentar as emergências climáticas. Temos regras claras, responsabilidades bem definidas e equipes preparadas faz toda a diferença na hora da crise para garantir organização e agilidade no resgate e segurança das famílias. Seguimos avançando, dia após dia, com ações concretas de proteção dos porto-alegrenses e da nossa cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

O plano foi atualizado após as enchentes de maio de 2024 para orientar o trabalho da prefeitura, Defesa Civil e outras instituições antes, durante e após situações de emergência. Ele detalha as ações em cinco eixos principais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, contemplando desde critérios para ativação de alertas até a organização de abrigos e realocação de famílias.

Em caso de uma enchente, por exemplo, o plano prevê monitoramento constante dos níveis dos rios, alertas emitidos via sirenes, redes sociais e aplicativos, além da remoção de famílias em áreas de risco para locais seguros previamente mapeados. Para situações prolongadas, há definições estruturadas para atendimento nos abrigos, com recursos para alimentação, equipes de saúde, limpeza e segurança.

“O Placon é um instrumento fundamental para que Porto Alegre esteja cada vez mais preparada diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e por situações de risco. Ele organiza os protocolos, define responsabilidades e garante que todos os órgãos envolvidos atuem de forma integrada e eficiente em prol da segurança da população”, afirma o secretário executivo da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues.

Porto Alegre Forte – A contratação do Plano de Contingência, que faz parte do Plano de Preparação e Mitigação de Desastres, foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, no valor de R$ 350.700,00, recursos oriundos do Fundo Pró Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Funproamb). O trabalho foi desenvolvido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

“Estamos trabalhando em diversas frentes na reconstrução e, principalmente, na adaptação da nossa cidade para enfrentar possíveis eventos climáticos. Isso inclui investimento em educação e preparação comunitária e emissão de alertas claros antes e durante os eventos. Também garantimos pontos seguros e apoio direto para que as pessoas possam chegar a esses locais com rapidez e segurança. Tudo isso está alinhado a uma comunicação transparente e constante, sempre com o objetivo de reduzir os riscos e aumentar a resiliência da nossa cidade”, reforça Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

Clique aqui para conhecer o plano na íntegra.

 

Carla Bisol e Bárbara Barbieri

Lissandra Mendonça