Caminhada mobiliza participantes contra a violência de gênero na Capital

10/12/2023 15:23
Alex Rocha / PMPA
Caminhada mobiliza participantes contra a violência de gênero em Porto Alegre
Melo disse que a mudança passa pela conscientização e ações educativas desde a infância

Neste domingo, 10, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) liderou a Caminhada 21 dias de Ativismo de combate à violência de gênero e todas as formas de discriminação contra a mulher. Organizado em parceria com as secretarias de Saúde, Segurança e Habitação, entidades estaduais e da sociedade civil, o evento teve início às 10 horas, saindo da Rótula das Cuias em direção à Usina do Gasômetro.

A mobilização foi marcada pela participação ativa da comunidade e pela conscientização sobre a importância de promover a igualdade e o respeito. O prefeito Sebastião Melo afirma que a violência mata e que a mudança passa pela conscientização e ações educativas desde a infância. “Temos trabalhado para ampliar os serviços de atendimento e fortalecer a rede da prefeitura de acolhimento e combate à violência contra as mulheres”, ressalta.

A população teve acesso a diversos serviços próximos ao Gasômetro. A Secretária Municipal de Saúde disponibilizou uma unidade móvel para testagem de doenças como HIV. Outros serviços da rede prestaram informações sobre atendimento à mulheres em situação de violência, direitos humanos e assistência social.

A caminhada contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim), Rede Brasil Mulheres, Fórum de Mulheres do Mercosul e Movimento Independente 50-50 de Advogadas Gaúchas. A coordenadora da mulher de Porto Alegre, Fernanda Mendes Ribeiro, também esteve presente.

 

Francieli Keller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes