Caminhada alerta sobre suicídio e depressão

04/09/2022 14:53
Filipe Karam / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo e primeira-dama Valéria Leopoldino participaram da iniciativa

O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino participaram na manhã deste domingo, 4, da Caminhada de Promoção à Vida, no Parque Farroupilha (Redenção). A iniciativa é do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal de Saúde e integra a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio.

 “A saúde mental é um tema muito importante que tratamos com prioridade. É preciso olhar com atenção para essas pessoas que precisam de ajuda, sofrem caladas e muitas vezes não têm a quem recorrer. Seguiremos trabalhando para oferecer atendimento com qualidade”, afirma o prefeito Sebastião Melo.

A primeira-dama, Valéria Leopoldino, falou sobre a importância do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. “Hoje caminhamos juntos pela vida. É difícil falar sobre suicídio. Por isso que é muito importante acolher com amor. Quem está precisando de ajuda encontra nos serviços de Porto Alegre psiquiatras, psicólogos e médicos preparados para atender”, disse.

Para marcar o mês, a prefeitura elaborou uma série de cartazes e fôlderes com orientações e sinais de alerta, que serão distribuídos em repartições e serviços municipais. Os materiais informam a respeito dos atendimentos em saúde mental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando aos serviços de saúde mental. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI. A ação conta com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Nosso objetivo é estimular a criação de uma rede de apoio para prevenção ao suicídio. A prevenção não se limita à rede de saúde, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio”, diz o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas:
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
Centro de Saúde IAPI – rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes