Brasília: Prefeito pede à Aneel doação definitiva de prédio da Usina do Gasômetro

13/09/2021 17:58
Gilmar Félix/ANEEL
EXECUTIVO
Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira, em Brasília

Nesta segunda-feira, 13, na primeira agenda da série de reuniões em Brasília dedicadas a atrair recursos e destravar projetos para Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo conversou com a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o destino da Usina do Gasômetro. O prédio é cedido à prefeitura pela Eletrobras desde 1982. O objetivo, agora, é formalizar a doação definitiva do espaço que é patrimônio cultural da Capital gaúcha e passa por reforma.

“Fizemos novamente um apelo para que haja um desfecho. Negociaremos também com a Secretaria do Patrimônio da União. Estamos muito confiantes que vai dar certo, apesar da burocracia que envolve todos os entes no país”, avaliou o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. A reunião foi realizada com os superintendentes de Concessões e Autorizações de Geração, Carlos Eduardo Cabral Carvalho, e de Fiscalização dos Serviços de Geração, Gentil Nogueira de Sa Junior.

Em julho, Melo entregou ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a doação da Usina. O assunto também foi tema de diálogo em Brasília com o ministro Onyx Lorenzoni. Em agosto, o prefeito reuniu-se no Rio de Janeiro com o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, quando recebeu sinalização positiva, considerando que a Usina já se enquadra como inservível para a Aneel. A Eletrobrás encaminhou documento à Aneel manifestando que não se opõe e apoia o pleito. A Usina do Gasômetro passa por ampla obra de recuperação, no valor total de R$ 13 milhões, executada pelo Consórcio RAC/Arquibrasil.

Obra - A obra de revitalização da Usina do Gasômetro está em andamento e já atingiu os 45% de execução. Já foram realizados os serviços de demolições, fundações, impermeabilizações e a execução dos banheiros. Atualmente, a obra ocorre com frente principal voltada a serviços estruturais dos cinemas, escadas, contrapisos e fechamentos de paredes de alvenaria.

Todos os espaços serão 100% acessíveis e  ganharão equipamentos modernos, mantendo a essência de exibição de espetáculos experimentais. Para maior segurança, está prevista a modernização da infraestrutura do prédio. O cinema, por exemplo, vai sair do terceiro andar e ir para o térreo (embaixo do teatro). Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço, reforçarão a independência dessa área.

No segundo pavimento será inaugurado o Teatro Elis Regina, no formato de arena - assentos em volta do palco poderão abrigar até 300 pessoas. Um restaurante deve ocupar parte do terraço. A empresa executora é o Consórcio RAC/Arquibrasil. O prazo estimado para a conclusão é março de 2022

Agenda - Nesta terça-feira, 14, o prefeito tem sequência de reuniões com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), BID e nos ministérios da Economia e do Trabalho e Previdência.

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes