Brasília: Prefeito participa de reuniões sobre transporte público e busca recursos para Capital

14/09/2021 15:31

O prefeito Sebastião Melo seguiu com sua agenda em Brasília nesta terça-feira, dia 14. Pela manhã, participou de reuniões sobre o sistema de transporte público e tratou da captação de recursos para projetos do Centro Histórico e para área do desenvolvimento social.

No início da manhã, Melo esteve com técnicos da Frente Nacional dos Prefeitos para discutir sobre as isenções no transporte coletivo nas grandes cidades. “Vou participar de todas as agendas que envolvam o governo federal junto com a Frente dos Prefeitos para auxiliar na busca de soluções para o sistema de transporte público, que está colapsado e precisa do apoio da União e dos estados”, afirma o prefeito.

Na sequência, o prefeito esteve reunido com o subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento e Mercados Internacionais, Carlos Lampert Costa. Na pauta, a captação de recursos para a cidade, em especial para projetos de qualificação do Centro Histórico. “O governo publicou uma portaria trancando empréstimos importantes. Nossa tentativa, aqui, é destravá-los para podermos dar prosseguimento às ações que temos planejadas de qualificação do Centro da cidade”, destaca Melo, que estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

BID - Ainda com foco na captação de recursos, o prefeito participou de reunião-almoço com o diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle. No encontro, foi mostrado interesse em contar com o financiamento do BID de 100 milhões de dólares para um programa de recuperação e transformação dos serviços sociais, que engloba ações de educação, saúde e proteção social com fortalecimento e direcionamento ao mercado de trabalho. Ficou acordado que uma equipe será designada ainda este mês para a realização de oficinas e será encaminhada uma carta consulta a partir do aval do governo federal.

À tarde, o prefeito se reúne com os ministros do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, da Saúde, Marcelo Queiroga, e com o deputado Federal, Baleia Rossi.

 

Aline Rimolo e Bruno Bertuzzi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes