Brain Week terá programação sobre neurociência e saúde mental em Porto Alegre

19/05/2026 12:26
Alex Rocha/PMPA
GERAL DE GOVERNO
Cientistas, pesquisadores e público em geral poderão participar das atividades

Entre os dias 1º e 7 de junho, Porto Alegre receberá a Brain Week (Semana do Cérebro), com uma programação gratuita voltada à conexão entre ciência, saúde mental, educação, inovação e qualidade de vida. De forma inédita, cientistas e pesquisadores participarão de atividades abertas ao público em escolas, hospitais, entidades empresariais e espaços culturais da cidade.

O lançamento oficial ocorreu na manhã desta terça-feira, 19, com as presenças do prefeito Sebastião Melo e de representantes da Prefeitura de Porto Alegre, além de autoridades e organizadores do evento. A programação pode ser conferida aqui

“Somos parceiros deste grande evento que chega a Porto Alegre, uma cidade que respira inovação e é referência em saúde. O Brain Congress e a Semana do Cérebro aproximam a ciência das pessoas e ampliam um debate fundamental sobre saúde mental, comportamento, desenvolvimento cognitivo e qualidade de vida. É um evento que dialoga diretamente com áreas essenciais da sociedade, como a saúde, a educação e a segurança pública, além de contribuir para descomplicar a ciência e aproximar esse debate de toda a população” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário-geral de Governo, André Coronel, também ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “Porto Alegre vive um momento importante de fortalecimento do seu ecossistema de inovação e conhecimento. Receber um evento internacional desse porte, aproximando ciência e população, reforça o posicionamento da cidade como referência em debates contemporâneos sobre saúde mental, educação e qualidade de vida”, afirmou.

Brain Congress - Promovida pelo CCM Group, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, a iniciativa integra a 22ª edição do Brain Congress 2026 – Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções, considerado o maior congresso de neurociências da América Latina.

Entre os dias 3 e 6 de junho, mais de 7 mil profissionais estarão reunidos no Centro de Eventos da Fiergs para debater os avanços mais recentes em saúde mental, neurologia, comportamento humano e inovação aplicada à saúde.

Estarão em debate depressão, ansiedade, bipolaridade, autismo, TDAH, Alzheimer e outras demências, dependências, qualidade do sono, luto, solidão, feminicídio, uso de aplicativos, estresse e impactos das mudanças climáticas na saúde mental.

Entre os convidados internacionais estão Bruce Miller, diretor do Memory and Aging Center e fundador do Global Brain Health Institute, reconhecido pelos estudos sobre Alzheimer e demências não-Alzheimer; e Stanislas Dehaene, conhecido pelas pesquisas sobre as bases neurais da cognição humana.

Atividades gratuitas - Além da programação técnica na Fiergs, a Brain Week contará com atividades gratuitas voltadas ao público geral. Um dos destaques será a programação especial no dia 4 de junho, a partir das 14h, no Auditório Araújo Vianna.

As inscrições e a programação estão disponíveis aqui.

Servidores municipais - Como parte da parceria, a Prefeitura de Porto Alegre garantirá o acesso gratuito de servidores municipais em atividades do evento. Cerca de 200 profissionais da rede municipal de saúde participarão de uma programação especial sobre autismo, saúde mental e novas abordagens terapêuticas durante o Brain Congress, na Fiergs.

Na área da educação, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibilizará 300 vagas para professores da rede municipal participarem de atividades no dia 3 de junho, na Casa NTX.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETE) apoiará a iniciativa com ações de promoção turística e orientação ao público visitante.

  

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira