Bairro Empreendedor oferece 120 vagas de capacitação para MEIs e pequenas empresas

08/02/2024 17:41
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Pequenos negócios localizados em bairros do 4º Distrito poderão se inscrever no projeto

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 8, no Espaço de Negócios do Sebrae, o projeto Bairro Empreendedor. O principal objetivo é fomentar o desenvolvimento empresarial, inicialmente com 120 vagas de capacitação para pequenos negócios localizados no 4º Distrito (bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos, Humaitá) e no Centro Histórico.

"A nossa gestão é amiga do empreendedor e temos a convicção de que não se faz proteção social sem desenvolvimento econômico. Por isso, temos trabalhado com projetos de qualificação profissional, geração de emprego e renda, e inovação. Criando oportunidades em parcerias como essa, seguimos avançando para melhorar a vida da cidade e das pessoas" - Prefeito Sebastião Melo.

Estarão disponíveis 60 posições para microempreendedores individuais (MEIs) e mais 60 para micro e pequenas empresas. O projeto foi elaborado para atender vários tipos de negócios, abrangendo farmácias, lancherias, mercadinhos, salões de beleza, restaurantes, estéticas, pet shops, lojas de ferragens, entre outros. As aulas serão ministradas pelo Sebrae. As de micro e pequenas empresas ocorrerão de abril a agosto deste ano. Já as de MEIs, de agosto a novembro.

Conteúdo - As 120 empresas selecionadas terão acesso gratuito a capacitações que englobam temas essenciais como marketing, finanças, liderança e até mesmo a metodologia Empretec, a maior imersão de empreendedorismo do mundo, desenvolvida pela ONU, promovendo um ambiente propício para a inovação e para o crescimento sustentável dos negócios.

Inscrições - Estão abertas pelo site do Sebrae, parceiro da iniciativa, neste link, que contém também todas as informações da iniciativa. 

A confirmação de participação no projeto será enviada até 2 de abril, por e-mail /WhatsApp, após validação da conformidade da empresa em relação aos critérios de seleção (ver todos os detalhes no site indicado acima). A recomendação é de que os negócios interessados se inscrevam o quanto antes. Empresas de outros bairros podem se inscrever, mas entrarão em lista de espera e serão contemplados caso sobrem vagas.

"Os participantes receberão mentorias individuais e serão apresentados a ferramentas e programas de apoio. Tudo para que possam planejar e implantar avanços nos seus negócios", acrescenta o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

"O projeto do Bairro Empreendedor vem para auxiliar na revitalização do 4º Distrito e do Centro de Porto Alegre, tanto pela perspectiva do empreendedorismo, quanto pelo resgate da autoestima dos empreendedores, agregando qualidade aos pequenos negócios por meio da inovação", completa o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

Locais - As capacitações ocorrerão, principalmente, no Espaço de Negócios do Sebrae-RS: rua Sete de Setembro, 634 – Centro Histórico, e no Instituto Caldeira – Sebrae-X: Travessa  São José 455 (Navegantes), salas X1 e X2. Algumas agendas serão online.

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira