Assistência básica é tema de reunião com Ministério da Saúde

04/01/2022 17:47

O prefeito Sebastião Melo juntamente e o secretário da Saúde, Mauro Sparta, participaram na tarde desta terça-feira, 4, de reunião virtual com o assessor de saúde primária do Ministério da Saúde, Davi Calazans, sobre projetos na área da assistência básica.

A ampliação de atendimento em áreas de programas que já tem adesão de Porto Alegre também foi pauta do encontro. Uma das principais demandas do Município é em relação ao programa Saúde na Hora. Hoje, são 21 unidades habilitadas e a intenção é a ampliação para outras 20. O programa viabiliza o custeio aos municípios para a implantação do horário estendido de funcionamento. Com isso, as unidades poderão receber incentivo para atendimento de no mínimo 12 horas.

“Acreditamos que o caminho para melhorar a saúde é a atenção básica.Temos uma rede estruturada e esse apoio do governo federal para que possamos qualificar ainda mais é fundamental”, destaca Sebastião Melo. O representante do ministério explicou que as demandas serão analisadas com foco nas represadas. Calazans adiantou que uma visita técnica também deverá ocorrer.

O encontro é uma continuidade da agenda feita do prefeito com o ministro Marcelo Queiroga, no dia 9 de dezembro, em Brasília. No encontro, além deste tema, foi tratado sobre o repasse de R$ 45 milhões ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), referente à pendência da municipalização do serviço, confirmado no final de deste ano.

 

 

Aline Rimolo

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes