Assinada ordem de início para trabalhos de demolição do Esqueletão

08/01/2024 11:37
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo lembrou que o Esqueletão representa um passado que deve ser esquecido

Nesta segunda-feira, 8, no Paço Municipal, o prefeito Sebastião Melo assinou a ordem de início para as obras de demolição do edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão. Serão investidos R$ 3,79 milhões para demolir o prédio, com 19 andares e inacabado deste a década de 1950 no coração de Porto Alegre. Acesse aqui a apresentação. 

"O Esqueletão representa um passado que precisa ficar para trás. Estamos tomando uma medida segura e com menor impacto possível para quem vive na região, para seguir construindo uma Porto Alegre mais moderna, onde o Centro Histórico continua sendo referência em serviços, comércio e mobilidade" – Prefeito Sebastião Melo.

A expectativa da Demolidora FBI, contratada pela prefeitura, é de que os serviços sejam finalizados em maio. O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, explicou que a obra será dividida em oito etapas, sendo que as duas iniciais incluem o encaminhamento de licenças e a instalação de telas de proteção e de bandejas contra quedas.

Na sequência, se inicia a demolição manual dos nove andares da torre principal e das duas torres laterais. Por fim, ocorrerá a implosão dos 10 andares remanescentes da torre principal, prevista para abril.

“Pelo risco que gera a todos que circulam na área, a gestão trata esta iniciativa como uma das prioridades no Centro. É um problema histórico da cidade e que, agora, tem uma solução definitiva. É uma entrega que vai dar segurança a todos que andam, trabalham ou moram por aqui”, resume Flores.

Números - Empresa responsável pela execução da obra, a Demolidora FBI informou que o serviço no Esqueletão irá contar com 25 trabalhadores e serão necessários 25 quilos de munição para a implosão. Ao longo dos trabalhos, 12 mil toneladas de entulhos serão removidas da área. A FBI é reconhecida nacionalmente por executar implosões e, em 2022, foi responsável pela demolição do então prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS, em Porto Alegre, também com explosivos.

 Trânsito - Em relação ao tráfego de veículos na região, não estão previstos bloqueios totais nas vias próximas ao Esqueletão, ao menos inicialmente. Quando necessário, caminhões sairão da obra, na contramão da rua Floriano Peixoto até a rua Voluntários da Pátria, com o auxílio de agentes da EPTC, em horários previamente agendados e divulgados.

Comunidade - Nesta terça-feira, 9, representantes da prefeitura farão uma reunião com comerciantes e moradores da área para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo de demolição.

Centro Mais - A obra também faz parte da iniciativa Centro + da prefeitura, que consiste na revitalização do Centro Histórico, desenvolvida e coordenada pelo secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

  

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes