Assinada ordem de início da obra de revitalização do Viaduto Otávio Rocha

04/11/2022 11:16
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Ato de assinatura ocorreu nesta sexta-feira no Centro Administrativo Municipal

O prefeito Sebastião Melo assinou, na manhã desta sexta-feira, 4, a ordem de início da revitalização do Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico. O ato ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal, onde também foi detalhado o projeto - orçado em R$ 13,7 milhões. A previsão é que a obra inicie no final de novembro após a montagem do canteiro e isolamento da área.

“Vamos devolver um espaço recuperado e garantir a preservação do patrimônio histórico. É mais um avanço da gestão para entregar um Centro revitalizado e qualificado ao cidadão. Agradecemos a parceria dos ocupantes do viaduto pelo diálogo e construção de alternativas para viabilizar a obra. O transtorno é provisório, mas os benefícios serão permanentes” - Prefeito Sebastião Melo.

Com as melhorias, o objetivo da prefeitura é que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita a exploração do potencial turístico e espaço de convivência."Essa é uma obra de fundamental importância para estética do Centro, mobilidade e autoestima da cidade. É uma das nossas mais importantes obras de arte e arquitetura", ressalta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.  

Intervenções - Com prazo de 18 meses, a contar da assinatura da ordem de início, o projeto prevê intervenções estruturais e estéticas. Além da recuperação dos elementos construtivos e decorativos, também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, sistemas de segurança e iluminação pública. O serviço será executado pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, vencedora da licitação.

Estão previstas adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e processo de impermeabilização. O cirex, revestimento característico do viaduto, será substituído por um novo com as mesmas características e propriedades originais.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Outra intervenção importante confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – responsável pela fiscalização da obra – é a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

Diálogo - Mais uma rodada de negociações com os ocupantes está marcada para segunda-feira, 7. Durante o processo de diálogo, mais de 30 reuniões individuais ocorreram para encontrar alternativas e atender as demandas de acordo com as características de cada negócio. Além disso, foram organizados quatro encontros em grupo, onde foram apresentados o projeto de revitalização. Nem todos participaram das agendas de diálogo propostas pela prefeitura. 

Dos 33 ocupantes do viaduto, três estão em situação regular e receberam proposta de transferência para outros locais cedidos pela prefeitura. Algumas atividades que se relacionam com temas de pastas municipais serão acolhidas pelo Executivo. Com os demais ocupantes não regularizados, foram realizadas conversas para informar e orientar sobre a desocupação, assim como sugerir alternativas. A prefeitura trabalha em um processo interno semelhante ao do Mercado Público para que todos regularizar seus documentos e finanças.

Mobilidade: As avenidas Borges de Medeiros, Salgado Filho, João Pessoa e toda a região central terão impacto na mobilidade conforme o estreitamento de pista para realização dos trabalhos. Inicialmente, nove linhas de ônibus serão impactadas:  209 Restinga,  210 Restinga Nova, 211 Restinga Velha, 110.1 Restinga Nova Via Tristeza, 210.1 Restinga Nova,  R4 Rápida Restinga Velha, R9 Rápida Hípica, R10 Rápida Restinga Nova e M10 Restinga Nova Via Velha. 

Abastecimento de água - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza obra de qualificação do abastecimento de água na Região do Orçamento Participativo Região Centro, que integra o conjunto de intervenções da revitalização do Viaduto Otávio Rocha. As novas redes fazem parte do Sistema de Abastecimento de Água Moinhos de Vento. O investimento é de cerca de R$ 345 mil. 

Acesse aqui a apresentação completa do projeto de revitalização do Viaduto Otávio Rocha. 
 

Larissa Carlosso

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes