Artigo: Um plano para viver melhor
Porto Alegre vive um momento decisivo. Após anos de estudos e ampla participação social, chegamos à proposta do novo Plano Diretor — lei que orienta a cidade e integra soluções urbanÃsticas, econômicas e sociais. É o caminho para adaptar a cidade à s mudanças climáticas, qualificar espaços públicos, melhorar a mobilidade e garantir o direito de todos à Capital.
Pensar a cidade exige considerar as especificidades das comunidades e as lições das enchentes. Em ação conjunta com os demais nÃveis de governo, estamos fortalecendo o sistema de proteção contra cheias: obras entregues, em andamento e planejadas, além de estudo para ampliar a estrutura até o Extremo-Sul. Somam-se a isso financiamentos nacionais e internacionais para qualificar a infraestrutura, alinhados à visão de uma cidade resiliente e inovadora.
Crises trazem dores, mas também a chance de fazer melhor. Enfrentamos o déficit habitacional com moradias de interesse social em programas integrados entre MunicÃpio, Estado e governo federal, acolhendo famÃlias que vivem em áreas de risco. No Arquipélago, avança um plano de ocupação em parceria com universidade holandesa, em sintonia com o Plano.
Porto Alegre quer se consolidar como destino de turismo e negócios para o Brasil e paÃses vizinhos. O 4º Distrito é estratégico, com vocação para economia criativa e eventos. No Centro Histórico, há incentivos para atrair mais moradores ao coração da cidade, próximos dos serviços essenciais. Para isso, é essencial a convergência entre setores público e privado.
O Plano Diretor não se reduz à s discussões sobre altura de prédios ou regimes urbanÃsticos: é muito mais. Com o envio à Câmara Municipal, inicia-se a etapa legislativa. A Prefeitura seguirá colaborando para aperfeiçoar o texto, em diálogo com os vereadores. O debate permanece aberto, tanto para os parlamentares quanto para a sociedade, que seguirá apresentando contribuições. Com transparência e participação, construiremos regras que permitam aos porto-alegrenses viverem melhor.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
*Artigo publicado na edição de 12 de setembro do jornal Zero Hora.
Bianca Dilly