Alerta de temporal: prefeitura traça ações preventivas

06/07/2023 11:27
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo participou da reunião desta quinta-feira

O prefeito Sebastião Melo coordenou uma reunião, na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, para traçar ações preventivas diante do alerta de chuvas intensas em Porto Alegre previstas para esta sexta-feira, 7, e sábado, 8. O encontro contou com a participação de representantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), Defesa Civil e demais órgãos públicos municipais envolvidos no atendimento às enchentes.

Melo reiterou a necessidade de atenção das equipes da prefeitura para as áreas de risco e naquelas onde tradicionalmente ocorrem transbordamentos. Ele solicitou ainda, aos integrantes da CEEE Equatorial presentes na reunião, agilidade na solução de problemas elétricos que por ventura ocorram e que acabam impactando no abastecimento de água.

“A prioridade total é preservar vidas e atender a população da forma mais ágil possível. Temos um time que trabalha de forma muito dedicada nas ruas e comunidades. Novamente precisamos estar de prontidão para responder com serviços e acolhimento” - Prefeito Sebastião Melo.

O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, está preparado caso seja necessário abrigar famílias desalojadas.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo devido à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento entre a madrugada de sexta-feira, 7, até o início da tarde de sábado, 8. O monitoramento foi intensificado na manhã desta quinta-feira, 6, e deve se manter permanente até o final de semana.

Conforme prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha pode ocasionar 150 milímetros de precipitação e ventos de até 60 km/h na Capital.


Dragagem de arroios - Desde janeiro de 2022, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza ações de dragagem de arroios, bacias e valas de Porto Alegre. Com o serviço, já foram removidos mais de 110 mil metros cúbicos de resíduos ao longo do Arroio Dilúvio e na foz. Cerca de 80% do Dilúvio já foi dragado, o que tem auxiliando no escoamento das águas da chuva. Com a melhoria, não houve transbordamento em nenhum ponto com o grande volume de chuva registrado no último ciclone. Também estão em andamento contratos nas zonas Sul e Norte, que somados ao Dilúvio, totalizam mais de 400 mil metros cúbicos de resíduos removidos.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) desobstruiu uma galeria pluvial na Voluntários da Pátria com a Sertório, ponto que registrou grande acúmulo de água no último temporal. Foram efetuadas melhorias na drenagem, e as equipes continuam trabalhando no local, fazendo reconstruções e limpezas de parte da rede e novas bocas de lobo. Com a ação, mesmo que se registre grande volume de chuva, a expectativa é que o escoamento das águas ocorra normalmente.

O Dmae também realizou mutirão de desobstrução de redes, galerias e valas que escoam água para o Guaíba no entorno do Hospital Mãe de Deus. Ações de limpeza de bocas de lobo, reconstrução e hidrojateamento de redes obstruídas estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade.

Último temporal - Nos dias 15 e 16 de junho, a Capital foi atingida por um forte temporal. Foram registrados acumulados de chuva de 82 milímetros em 24 horas. A média para junho na Capital é de 140 milímetros. Além das equipes mobilizadas para atender às demandas, o prefeito determinou a abertura do ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. Também foi autorizado pagamento de aluguel social a famílias que vivem em áreas de risco. 

Equipes do Demhab cadastraram famílias que vivem em locais considerados de risco e que foram afetadas pelas fortes chuvas. De acordo com o levantamento, foram cadastradas 31 famílias da Travessa São Luís, no Partenon, 21, na rua João Betancourt, na Cascata e 26 no Beco Guajuviras, no bairro Coronel Aparício Borges. As famílias cadastradas foram autorizadas, após laudo técnico de risco apontado pela Defesa Civil e pelo Demhab, a encaminharem aluguel social. Das 78 famílias aptas, apenas 11 iniciaram procedimento para receber o benefício.

Entre os dias 16 e 18 de junho, a equipe da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) acolheu seis famílias de regiões atingidas por deslizamentos de terra em áreas de risco e alagamentos. Destas, cinco permanecem acolhidas em abrigos da rede municipal. Cerca de 40 pessoas em situação de rua foram encaminhadas aos albergues e pousadas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) montou uma força-tarefa para atender aos chamados de remoção de árvores e galhos. Foram abertos 1.048 protocolos de 15 a 22 de junho para manejo arbóreo.

O Gabinete da Primeira-Dama, com apoio da Defesa Civil e da Fasc, centralizou as doações e encaminhou as entregas de doações às famílias atingidas.

Orientações
Evite transitar na rua durante o período do alerta
Abrigue-se em local seguro
Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias
Não entre em alagamentos
Observe alterações nas encostas
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura: @Prefeitura_POA

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes