Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Executivo

Ações de solidariedade marcam os 248 anos de Porto Alegre

25/03/2020 07:14
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Capital completa mais um ano nesta quinta-feira
Porto Alegre completa 248 anos nesta quinta-feira, 26, de um jeito diferente. Sem exposições, feiras, eventos musicais, culturais e encontros, este talvez seja o aniversário mais emblemático desde o seu nascimento, em 1772. As ruas vazias, porém, não são sinônimo de indiferença. Simbolizam a solidariedade dos porto-alegrenses que, de suas casas, estão unidos para frear o avanço do coronavírus.

Além da redução de 60% na circulação de pessoas desde o dia 16, quando iniciaram as medidas de restrição de atividades para preservar o bem-estar de todos, ações de solidariedade começaram a surgir por todos os cantos na cidade. Redes de farmácias privadas abriram as portas para receber de forma mais protegida idosos que precisam se vacinar contra a gripe; empresa de transporte por aplicativo está levando, de forma gratuita, agentes de saúde para vacinar 20 mil idosos em casa; pequenos empresários disponibilizaram carros de som para divulgar alertas de combate ao Covid-19 nas comunidades; foram lançadas plataformas que conectam grupos de risco do coronavírus a voluntários dispostos a fazer compras, passear com cães e ajudar; organizações se uniram via Pacto Alegre para selecionar startups que encontrem soluções para combater o vírus, entre tantas outras.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca ainda o trabalho dos profissionais de saúde, da rede pública e privada, que estão na linha de frente de combate ao Covid-19. “Ao lado deles, um sem número de outros profissionais, dos garis e catadores aos caixas de supermercado, dos agentes de fiscalização e segurança aos produtores de alimentos, dos servidores públicos aos bancários, nos ajudam a enfrentar esse momento com a certeza de que não estamos sozinhos em nossas casas. Estamos todos unidos na mesma atitude de solidariedade ao outro. A todos o meu muito obrigado.”

Em consonância com as recomendações de autoridades de saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o prefeito pede que a população mantenha o isolamento social. Somada à intensificação de medidas de higiene e etiqueta respiratória, esta é a maneira comprovadamente mais eficiente de diminuir a curva de contágio do vírus. “É uma medida drástica, antipática e com sérios efeitos econômicos, mas é aquela que o mundo inteiro está adotando para enfrentar uma crise complexa, dinâmica, veloz e brutal. Não menosprezem o tamanho desta crise. Não desconsiderem o esforço de quem está na rua para que cada um de nós possa permanecer por mais um tempo determinante em casa. Estamos juntos trabalhando com força para salvar vidas.”

Homenagem - Para que a data não passe em branco, às 20h desta quinta todos os porto-alegrenses estão convidados a cantarem “Parabéns a Você” das janelas de casa. A iniciativa, destaca a primeira-dama, Tainá Vidal, tem como objetivo homenagear Porto Alegre e todos os que integram esta grande rede de solidariedade que se formou. “Cada pessoa, cada família, cada trabalhador, cada empresário que está se privando de sair de casa, de trabalhar e de cumprir com suas rotinas e que dá a sua demonstração de cuidado, respeito e empatia com a cidade e merece nosso parabéns”, destaca.

Tainá lamenta que o momento seja de crise, mas afirma que todos devem ser homenageados. “Permaneçam em casa, especialmente quem tem mais de 60 anos ou alguma doença crônica. Mesmo com o distanciamento social, estamos unidos para vencer este inimigo invisível e vamos cantar em uníssono de nossas janelas. Em breve, estaremos todos juntos comemorando muitos anos de vida da nossa querida cidade”, diz.
 

 

Cibele Carneiro, Ivani Schütz e Gonçalo Valduga

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes