POA Solidária fortalece cultura da solidariedade

poa solidária
Programa é formado por rede de mulheres ativas e engajadas

O POA Solidária é um programa da cidade de Porto Alegre que tem como propósito fomentar a cooperação, a responsabilidade social e a articulação dos recursos multissetoriais, a fim de promover o desenvolvimento urbano justo, equilibrado e resiliente, estabelecendo relações de diálogo, respeito às diferenças, confiança e corresponsabilidade entre as pessoas.

O programa busca o fortalecimento da cultura da solidariedade e do engajamento da sociedade nas causas transformadoras, promovendo a responsabilidade compartilhada dos cidadãos, das empresas e do poder público. 

Constituído por uma rede colaborativa de mulheres ativas e engajadas, onde a causa está acima das ideologias, tem como objetivo captar recursos para doações diretas de bens ou serviços e impulsionar projetos municipais essenciais e urgentes para transformar a realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

O POA Solidária, por meio de campanhas, cria condições para que qualquer cidadão possa participar ativamente, como voluntário, em projetos da cidade coordenados pela Prefeitura em parceira com a sociedade civil. 

A participação ocorre por meio de doações de bens ou ações de voluntariado, formando redes de governança colaborativa e suprapartidária, fomentando a cooperação entre as instituições governamentais, não-governamentais e pessoas que, voluntariamente, se disponham a enfrentar juntos os desafios urbanos. 

As embaixadoras e solidárias se engajam nas campanhas de captação que resultam em aquisição de bens a serem doados diretamente às secretarias municipais, pois os recursos financeiros não entram nos cofres da Prefeitura.

Temos como critério escolher projetos que tenham continuidade, sustentabilidade, meta definida, credibilidade e transparência. O POA Solidária não se resume apenas à doação de bens. Agrega também a formação de condições para que os projetos selecionados se concretizem. Esses bens ou serviços não chegariam aos projetos sem esta ação de solidariedade, e as pessoas que precisam não seriam beneficiadas, tendo em vista a restrição orçamentária em decorrência da crise fiscal que a Prefeitura e todo o Brasil vinham sofrendo por anos de descaso.

Â