Previsão de pautas: quarta-feira, 5 de janeiro

05/01/2022 07:05

VACINAÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal Saúde, irá manter a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 5, em 49 locais: Shopping João Pessoa, sete farmácias e 41 unidades e saúde, sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).  A aplicação da dose de reforço estará disponível para vacinados com a primeira dose de Janssen até cinco de novembro (dois meses) e para vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até cinco de setembro (quatro meses). Saiba mais

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue trabalhando para reativar o funcionamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José II. O funcionamento da estação foi restabelecido na noite de segunda-feira, 3, quando a estação foi religada. No entanto, ocorreu curto circuito e os dois grupos motor-bomba foram queimados. As equipes do Departamento trabalham com força total para colocar em funcionamento ao menos um motor-bomba e retomar o abastecimento o mais rápido possível. A nova previsão de conclusão do serviço é até esta quarta-feira, 5, ao meio-dia. A retomada do abastecimento ocorre de forma lenta e gradual ao longo do dia.  Caminhões-pipa estão sendo enviados para auxiliar a população desabastecida dos bairros Partenon, Coronel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa. As atualizações podem ser acompanhadas pelo twitter @dmaePOA ou pelo site.

ÁGUA 2 - Na manhã de quarta-feira, 5, a partir das 9h, poderá faltar água em parte do bairro São Geraldo, na Zona Norte, por causa de uma interligação de redes que faz parte das obras de extensão da rede de água da rua João Moreira Maciel. O abastecimento deve normalizar à noite. No turno da tarde, das 13h às 18h, um desligamento programado de energia da CEEE-Equatorial vai paralisar a Estação de Bombeamento Parque Lavoura (rua Vereador Roberto Landel de Moura, 205), atingindo os bairros Campo Novo e Ipanema, na Zona Sul. A previsão é normalizar durante a noite.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), retoma a programação para 2022. Em 2021, o Bota-Fora recolheu 940,18 toneladas de resíduos. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Nesta quarta-feira, 5, serão atendidas as comunidades Bola 10 (Aberta dos Morros), Beco do Adelar (Espírito Santo), Dorival Castilhos Machado (Aberta dos Morros), Jardim Vila Verde (Aberta dos Morros), Timbaúva 1, 2 e 3 (Rubem Berta) e Loteamento Irmãos Maristas (Rubem Berta).  Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e restos de obras, dentre outros objetos volumosos. 

AUXÍLIO EMERGENCIAL - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria da Cultura, inicia nesta quarta-feira, 5, o cadastramento de beneficiários e de entidades para a distribuição do auxílio emergencial. Batizado de Auxílio Emergencial Giba Giba (músico e personagem ativo da cultura porto-alegrense), o benefício vai ajudar 5 mil profissionais do segmento da cultura e dos eventos que ficaram sem renda fixa em suas despesas básicas, com uma parcela única de R$ 800. O cadastramento dos interessados terá início às 10h e será realizado apenas de forma eletrônica e em formato de fluxo contínuo - até o limite de 5.000 inscrições. Saiba mais

EMPREGOS - Nesta quarta-feira, 5,  às 9h, será realizada entrevista para quatro vagas de auxiliar de produção no Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com a Mauá- Centro Histórico). Os candidatos devem morar em Porto Alegre, ter ensino médio completo e experiência de seis meses na função. Na próxima semana, dia 11, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, empresa de varejo realizará entrevistas para preencher 68 cargos. São 15 vagas para auxiliar de logística, 50  para  assistente de vendas e três para operador de empilhadeira. 

NILO PEÇANHA - Em razão do andamento das obras da galeria A1 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a avenida Nilo Peçanha ficará bloqueada, no sentido bairro-Centro, no trecho entre a avenida Teixeira Mendes e a rua José Antônio Areia. Para continuidade dos trabalhos no local, é necessário que retorne o bloqueio, que foi liberado temporariamente para atender o comércio local em virtude de um momento importante para os comerciantes, que são as festas de final de ano. Com o objetivo de garantir a fluidez no trecho, os veículos que trafegam neste sentido serão desviados para a pista oposta, do Centro-bairro, que terá sentido duplo de circulação.

PISCINAS  PÚBLICAS -  Estão abertas três piscinas públicas em Porto Alegre. A liberação ocorre com a permissão da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Inicialmente, estarão disponíveis para uso gratuito as piscinas dos centros comunitários Ceprima, Cevi e Cecopam. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30. Durante o mês de janeiro, outras duas unidades serão abertas à população, nos centros comunitários Cecores e Cecoflor. O uso das piscinas contempla também oficinas de hidroginásticas, danças, natação e banho livre. O funcionamento das atividades é definido pela coordenação de cada unidade.

WHATSAPP DO 156 - A Prefeitura de Porto Alegre lança, através da Secretaria de Transparência (SMTC), mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços públicos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156,  o site 156Web, o aplicativo 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, agora o porto-alegrense pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. O Whatsapp (51) 3433-0156, nesta primeira fase, realiza o atendimento via Chatbot, um software capaz de redirecionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menu digitáveis. Na segunda fase do projeto, a SMTC pretende implantar uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos para pedidos de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o quarto relatório de balneabilidade de praias da Orla do Guaíba, na Zona Sul da Capital. Dos seis pontos analisados no Lami e Belém Novo, cinco possuem águas próprias para banho e apenas um ponto, na praça José Comunal em frente a empresa de ônibus em Belém Novo, segue impróprio. O período de amostragem utilizado pelo departamento se estendeu entre os dias 7 e 29 de dezembro.

SAÚDE ANIMAL - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e do Plano de Adoção de Animais. O edital é voltado para Organizações da Sociedade Civil e tem como objetivo firmar termo de colaboração para a execução dos serviços. A Usav realiza atendimento de especialidades clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, exames de imagem, castrações, entre outros. O envio das propostas, seja presencialmente ou por email, deverá ser feito até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30 até as 17h30.

EPTC - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades e ações que a Escola Pública de Mobilidade irá realizar durante a primeira semana de 2021. As ações serão realizadas com alunos de Centros de Formação de Condutores (CFCs), pedestres, ciclistas e motociclistas. Com o objetivo de construir um trânsito mais seguro, a Escola Pública de Mobilidade realiza atividades educativas para o trânsito com temas voltados à mobilidade urbana. Além disso, a escola disponibiliza cursos on-line gratuitos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito, disponíveis em eadeptc.com.br.

INFLUENZA - Com os novos casos de influenza na cidade, a prefeitura reitera a importância de pessoas que integram grupos prioritários para vacinação buscarem unidades de saúde para receber a dose. A vacina está disponível em todos os postos. Confira os endereços neste link. Os grupos prioritários com meta contabilizada são crianças acima de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, forças de segurança, professores, indígenas e idosos. A vacina é oferecida, no entanto, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, sem limite de faixa etária. Não há necessidade de intervalo mínimo de 14 dias entre doses da vacina contra gripe e da Covid-19.

SAMU - Situações de risco à vida na capital gaúcha poderão ser informadas agora via aplicativo no celular. Com isso, a ideia é oferecer mais uma forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agilizar o socorro a vítimas de acidentes ou outros chamados de emergência. O novo aplicativo Chamar 192 está disponível para celulares com sistema Android ou IOS e foi desenvolvido por empresa contratada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

PROCURADORIA - Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, terá atendimento exclusivamente pelos canais virtuais até 6 de janeiro em função do recesso do Judiciário. A partir do dia 7 de janeiro, além dos canais virtuais, volta a ser disponibilizado o atendimento presencial, das 12h às 19h, mesmo horário de atendimento do Foro, conforme determinação da presidência do Tribunal de Justiça. Saiba mais

CAMPANHA - Com o objetivo de incentivar a testagem rápida dos parceiros sexuais de grávidas e reduzir a infecção desse grupo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lança a campanha Não basta ser pai, tem que testar!. A ideia é estimular a realização dos exames para detecção de HIV, sífilis e hepatite viral. A testagem é oferecida de forma gratuita em todas as 133 unidades de saúde e em três Centros de Testagem e Aconselhamento. Saiba mais

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital, no ano que vem. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes