Trabalho Educativo tem produção de audiovisual e formatação de computadores para adolescentes

09/04/2024 19:07
Evelise Fabricio/ Fasc
Trabalho Educativo tem produção de audiovisual e formatação de computadores para adolescentes
Serviço é oferecido em parceria da Fundação de Assistência Social e Cidadania com o Instituto Leonardo Murialdo

A produção de áudio e vídeo e a reciclagem e formatação de computadores abrem novas possibilidades aos adolescentes atendidos pelo Trabalho Educativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A parceria entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Instituto Leonardo Murialdo (Ilem) atua na região Partenon. O serviço propõe aos 24 adolescentes, entre 14 e 17 anos, um espaço de arte, cultura e preparação ao mercado de trabalho.

Porto Alegre foi pioneira em pensar a proposta no país. A prefeitura garante o acompanhamento de mais de nove mil crianças e adolescentes em serviços de prevenção a situações de vulnerabilidade e risco social, dos quais 2.400 pelo Trabalho Educativo. 

Para o presidente da Fasc, Cristiano Roratto, ousar é o que faz a diferença e resultado na rede de serviços. “O quanto é importante inovar, proporcionando aos nossos jovens novas perspectivas. Mostrando que independente de condições econômicas, é possível romper barreiras".

A gestora geral da Ação Social Murialdo, Edilene Souza Santos, comemora o resultado do serviço e a produção de filmes, curtas que provocam reflexão. “Eles não querem só oficina de padaria, querem mais. E nós vamos à luta e juntos conseguimos equipamentos bons”.

A educanda Yasmin Braz Magalhães, de 15 anos, fala da experiência na oficina e seu desenvolvimento pessoal. “Está sendo muito bom. Faz uns cinco meses que estou aquu, mas já consigo me comunicar melhor e vou iniciar um estágio”.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes