Programa de acesso ao mercado de trabalho inicia etapa em seis regiões da Capital
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) promove a segunda etapa do programa Acessuas Trabalho em mais seis regiões da cidade a partir de segunda-feira, 14. As famÃlias acompanhadas nas regiões dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Glória, Cruzeiro, Cristal, Sul, Centro-Sul e HÃpica receberão as equipes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) para ações de sensibilização e oficinas até junho.
A estimativa é encaminhar 800 pessoas ao mercado de trabalho até novembro por meio deste programa. O secretário de Assistência Social, Matheus Xavier, destacou o principal objetivo das ações que é expandir as oportunidades para as famÃlias em toda a cidade. “Este serviço, em conjunto com outras polÃticas públicas, empresas e parceiros, visa potencializar o desenvolvimento pessoal e profissionalâ€, afirma Xavier.
A primeira etapa contou com mais de 100 participantes nas regiões dos Cras Centro, Humaitá, Norte, Noroeste e Santa Rosa. A partir das oficinas preparatórias para inserção ao mercado de trabalho, realizadas entre janeiro e fevereiro, 12 pessoas já foram contratadas por empresas parceiras.
Acessuas - O Programa Acessuas Trabalho tem como objetivo atuar como uma polÃtica articuladora intersetorial, aproximando os usuários das estratégias de inclusão e acesso ao mercado de trabalho. O público são famÃlias e indivÃduos em situação de vulnerabilidade e risco social, com idades entre 14 e 64 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.
Â
Cristiano Vieira