Prefeitura leva assistência a famílias da Restinga atingidas pelo temporal

30/01/2023 13:46
Alex Rocha/PMPA
FASC
Foram distribuídos colchões e alimentos aos moradores nesta segunda-feira

Equipes da prefeitura estão na Restinga Velha, nesta segunda-feira, 30, para dar assistências às famílias atingidas pelo temporal de sábado à tarde, 28. Os moradores que perderam documentos estão sendo atendidos no Centro de Referência de Assistência Social e Cidadania (Cras) Restinga Ampliado. A Defesa Civil entregou colchões e cestas básicas. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fez vistoria das redes e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) a retirada de resíduos. 

A coordenadora do Cras, Magda França, que está acompanhando o trabalho na Estação Cidadania, ressalta que as famílias tiveram perdas significativas, incluindo a documentação civil. “São muitas famílias com documentos molhados ou perdidos. A equipe fará a escuta a partir de demandas da assistência social e serão acompanhadas neste momento”, afirma Magda.

De acordo com o coordenador-adjunto da Defesa Civil, Evandro Lucas, no primeiro momento foi realizada avaliação de risco, entrega de lonas para cobertura dos telhados mais danificados e levantamento do número de famílias que aceitaram auxílio. “Vamos chamar as famílias cadastradas no domingo e atenderemos 100% da demanda”, ressalta.

Segundo lideranças do bairro, a chuva foi rápida e intensa. “No sábado à tardinha, começou uma chuvinha e de repente, em minutos, a àgua subiu muito rápido”, conta a moradora Cristiane Machado.

Além da Defesa Civil, estiveram na comunidade a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Guarda Municipal, subprefeitura, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

Bocas de lobo -  Profissionais do Dmae estiveram nos bairros do Extremo Sul para vistoriar os locais e fazer limpezas preventivas de bocas de lobo nos próximos dias. As redes de drenagem não deram conta de escoar a água das chuvas devido à intensidade do temporal em um curto espaço de tempo. Nos próximos dias as equipes vão permanecer na região, vistoriando e atendendo os casos emergenciais.

Limpeza -  Uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está na comunidade Santa Rita, no bairro Restinga Velha, auxiliando a força-tarefa da prefeitura para ajudar as famílias atingidas pelo temporal. São 12 garis e dois operadores de máquinas trabalhando com o auxílio de quatro caminhões e duas retroescavadeiras. Durante o turno da manhã, o DMLU já retirou uma média de 60 toneladas de resíduos das ruas da comunidade, entre coleta de podas, móveis, telhas quebradas e lodo raspado das vias. A expectativa é de que os trabalhos no local se estendam por mais dois dias para a conclusão da coleta dos entulhos e raspagem do lodo acumulado.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

 

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes