Prefeitura entrega na Restinga o 23º Cras de Porto Alegre

20/12/2023 16:12
Julio Ferreira / PMPA
Desenvolvimento Social
Unidade atende mais de 500 pessoas mensalmente e acompanha mais de 20 famílias em serviços

O 23º Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Alegre foi entregue na manhã desta quarta-feira, 20, na comunidade da Restinga Velha. A unidade, vinculada à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), atende mais de 500 pessoas mensalmente e presta acompanhamento a mais de 20 famílias em serviços como convivência, fortalecimento de vínculos e oficinas, entre outros serviços socioassistenciais. Antes da expansão, a unidade operava como extensão do Cras Ampliado Restinga. (fotos)

Durante a entrega, o presidente da Fasc, Cristiano Roratto, enfatizou a importância do novo centro, destacando a presença de uma equipe exclusiva para a região. Ele ressaltou a relevância do fortalecimento da função protetiva e da prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários. Roratto também relembrou o percurso na construção da rede no território. "Há alguns anos, percebemos a necessidade deste serviço para melhorar o acesso das famílias. Com olhar especial, finalmente, avançamos e quem ganha é a comunidade."

O Cras está localizado no Complexo Pracinha da Cultura e oferece atendimentos que incluem acolhidas coletivas, orientações, serviços da rede de proteção social e outras políticas públicas que impactam a população local.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Léo Voigt, representando o prefeito Sebastião Melo, destacou a importância das parcerias e do trabalho transversal entre as secretarias e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para potencializar serviços e identificar as próximas prioridades para a comunidade. “De fato as necessidades sociais têm urgência. Nós trabalhamos num governo que, quando a gente pauta, a gente consegue inserir nas prioridades públicas. É muito menos difícil trabalhar com um governo sensível e com uma comunidade tão articulada, tão consciente e tão cidadã como estaâ€.

A coordenadora do Cras Restinga Velha, Paloma Coronel, agradeceu a articulação para a implantação da nova unidade, ressaltando melhorias no atendimento do Cadastro Único, além das acolhidas, escutas e encaminhamentos aos serviços da rede.

A usuária do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Raquel Oliveira, compartilhou sua experiência positiva. “Não vou falar das dificuldades que todos nós sabemos que têm no território da Restinga, mas da importância do Cras e do Creas dentro da comunidade, de extrema importância para a minha superação como criança, como adolescente, como matriarca da minha família. Dar voz a falas negras, a mulheres em violência doméstica e mães de família que têm que sobreviver. O grupo transforma a vida de muitas famíliasâ€.

Centros de Referência - O aumento das demandas, em decorrência do crescimento da região e do número de famílias acompanhadas, tornou necessária a abertura do novo Cras. Atualmente, Porto Alegre conta com 23 Centros de Referência de Assistência Social distribuídos em nove regiões socioassistenciais. As equipes desses centros atendem e acompanham indivíduos e famílias, com uma média de mais de 9 mil atendimentos semanais em toda a cidade. Os principais serviços oferecidos incluem a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), este último voltado para crianças, adolescentes e grupos de idosos.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins