Prefeitura atende 115 pessoas no Ginásio do Demhab após o temporal

18/06/2023 10:53
Talles Kunzler/FASC/PMPA
Desenvolvimento Social
Estrutura está em condições de ser reaberta a qualquer momento pela Operação Inverno

Aberto pela Prefeitura de Porto Alegre para acolher os desabrigados pelo temporal, o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Dembah) recebeu 115 pessoas. Destas, 50 passaram no local as noites de sexta-feira, 17, e sábado, 18. As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) encaminharam seis famílias oriundas de áreas de risco para abrigos, pousadas e retorno à casa de familiares. Cerca de 40 pessoas em situação de rua foram encaminhadas para albergues e pousadas da rede municipal. (fotos)

O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, que acompanhou a última noite de acolhimento e as vistorias em comunidades atingidas pelo ciclone durante o final de semana, salienta a atuação dos colaboradores e de toda a rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Mesmo em condições adversas, sem energia elétrica, água e até mesmo acesso aos locais de trabalho, os trabalhadores realizaram atendimento direto e indireto, desde a Zona Norte até o Extremo Sul da Capital. “As equipes da prefeitura e rede parceira seguem em estado de atenção para as necessidades que possam vir a surgir”, acrescenta.

A estrutura do Ginásio do Dembah está em condições de reabertura a qualquer momento. Conforme o protocolo da Operação Inverno, mediante temperaturas de menos 5ºC, o espaço abre imediatamente para acolhimento da população de rua. O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, agradeceu às equipes e a todos os envolvidos, em especial a sociedade civil que esteve presente em doações de alimentos, cobertores e roupas. “O Governo Municipal reconhece o empenho e dedicação de todos esses cuidadores da cidade”.

Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, seguem as vistorias às áreas mais afetadas pelas fortes chuvas e com suporte para as famílias. “A partir das visitas vamos construir soluções para esses moradores”.

Defesa Civil - As equipes da Defesa Civil permanecem nas ruas em atendimento. Os prognósticos dos órgãos meteorológicos indicam que, nas próximas 24h, não haverá chuvas fortes. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), a temperatura ficará com mínimas próximas aos 8ºC e máximas na casa dos 17C.

Para informações da Operação Inverno acesse aqui.

Saiba aqui como doar.

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes