Novos conselheiros de assistência social tomam posse para gestão 2023-2024

21/12/2022 16:18
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Melo destacou a importância da parceria para garantir serviços públicos mais eficientes

Os novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 21, no auditório da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A nominata dos eleitos em 17 regiões da cidade para a gestão 2023-2024 foi homologada pelo prefeito Sebastião Melo, pelo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), André Coronel, e pelo secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.

O prefeito Sebastião Melo ressaltou o olhar dos parceiros e da sociedade civil como fundamental para ampliar o controle social e garantir serviços mais eficientes. "Graças a um trabalho conjunto entre o governo e parceiros, temos mais de 200 mil atendimentos na rede de proteção social por mês por meio das creches, albergues, Cras, Creas e nos restaurantes populares. Mesmo com cobertor curto, o dinheiro é gasto com amor para cuidar dos que mais precisam", afirma Melo.

A eleição do CMAS acontece a cada de dois anos, intercalando na presidência representações da sociedade civil e do governo. Neste ano, a indicação é governamental e será definida na primeira plenária prevista ainda para esta semana. O presidente Fasc, André Coronel, ressaltou o papel dos conselheiros para o desenvolvimento da política social. “Em fase de avançar em muitos projetos, o Conselho faz esse controle, baliza e nos aponta direcionamentos a serem executados. Precisamos desta dinâmica de trabalho, o mais importante é dar andamento pensando sempre nas pessoas”.

O CMAS é um órgão de controle da política de assistência social do município e tem o objetivo de avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, através de debates, estabelecimento de normas e fiscalização da prestação dos serviços sociais no município, com base nos princípios e diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), Lei Federal nº 8742 de dezembro de 1993.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, a diretora de Transparência, Controle e Cidadania, Cátia Lara Martins, o vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, e lideranças regionais.

Veja aqui a nominata dos eleitos

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes