Jovens em vulnerabilidade recebem certificado por curso de formação digital

10/02/2023 10:59
Talles Kunzler / FASC / PMPA
Desenvolvimento Social
Dos 20 jovens que iniciaram a formação, 13 receberam certificado

A primeira turma do curso gratuito de inclusão digital do projeto Mercado de Trabalho do Futuro, com participantes dos coletivos do Pró-Jovem, recebeu os certificados na tarde de quinta-feira, 9. A formação profissional teve duração de três meses, desenvolvida em parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio do Sine Municipal, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Tech). A seleção dos estudantes foi feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Dos 20 jovens que iniciaram a formação, 13 receberam certificado, aprendendo habilidades básicas de programas digitais. São meninos acompanhados por serviços da Rede Socioassistencial da Fasc, como Projovem, por meio da Organização da Sociedade Civil Amurt-Amurtel. Ao final, os seis estudantes que mais se destacaram receberam bolsa de estudos do Senac Tech para o curso de Tecnologia da Informação, que começa em 6 de março. 

Ao parabenizar os jovens e suas famílias, o presidente da Fasc, Tiago Simon, falou sobre o momento atual do mercado de trabalho, uma revolução tecnológica, onde o digital é ferramenta essencial, um pré-requisito. “Há muito espaço para a criatividade, para inovação. Basta acreditar. Os jovens possuem um potencial fantástico. E este mundo está pronto para aqueles que continuarão na busca pela qualificação. Onde há inclusão, há superação das vulnerabilidades. Nossos jovens são o futuro e merecem possibilidades e oportunidades.”

O diretor de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Adriano Weinmann, destacou a dedicação dos alunos em aproveitar as oportunidades. “Parabéns a todos que investiram no seu futuro e qualificação. Que esta seja a primeira de muitas conquistas.”

O jovem Guilherme Rodrigues, de 19 anos, possui espectro autista e foi destaque na turma. Ele agradeceu pela experiência positiva em participar da formação. "Foi bom pra mim, vai me ajudar muito daqui pra frente, não apenas no trabalho, mas na facilidade de usar as coisas que aprendi. Realmente é algo que vou levar para a vida."

A diretora do Senac Tech, Daniela Favaretto, agradeceu a confiança da Prefeitura de Porto Alegre em realizar a parceria, oportunizando aos adolescentes um espaço para aprender e se desenvolver. “Agradecemos aos parceiros, mas acima de tudo por terem acreditado em nossos jovens, por todas as conquistas que tiveram durantes as tardes, trazendo alegria e brilho à nossa escola.” 

A segunda turma de inclusão digital inicia-se em 27 de fevereiro. Os adolescentes são encaminhados e acompanhados pelas equipes técnicas da Rede Municipal de Assistência Social.

Futuro - O curso integra o projeto Mercado de Trabalho do Futuro para incentivar a formação dos adolescentes em novas áreas do conhecimento e tecnologias. A iniciativa é destinada a adolescentes, a partir de 16 anos, que participam de grupos do Pró-Jovem, jovens do Acolhimento Institucional e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. São 80 vagas, distribuídas em cinco turmas com 20 jovens. Das cinco turmas, quatro cursos são de inclusão digital e um com aprimoramento em lógica digital. Dos 80 jovens que farão o curso de inclusão digital, serão selecionados 20 para o aprimoramento em lógica digital.

 

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes