Grupo de assistência social da Fasc completa 43 anos

23/10/2019 09:00
Luis Adriano Madruga / PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Grupo conta com 35 pessoas que se reúne semanalmente

O grupo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste conhecido como Moquinha dos Coroas completou 43 anos. Para comemorar a data, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) realizou uma programação especial na tarde dessa terça-feira, 22, no Salão do Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor). Destaque para as fotos expostas em banner, música ao vivo e apresentação de dança com crianças da Vila Nazaré.

Eva Marcelina Viana, de 99 anos, acompanha o Grupo desde sua fundação e falava das experiências e das amizades que conquistou ao longo dos anos. “Sou muito feliz aqui, desde quando nos reuníamos embaixo da figueira aqui no pátio, antes mesmo desse prédio ser construído”, enfatiza.

Norma Bitello de Souza, 82 anos, contou como surgiu o nome do Grupo, que começou com dez integrantes. “Ouvimos um grito de cima da figueira, próximo de onde estávamos reunidas: Moquinha dos Coroas. Era um menino que estava escutando a conversa. Achamos interessante e foi acolhida a sugestão por todos”, explica.

Atualmente, o grupo conta com 35 pessoas que se reúne semanalmente com atividades de integração e socialização através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Idoso).

“Nós estamos muito agradecidos por esses idosos e acreditamos que a terceira idade é uma fase que tem muito para ensinar”, finaliza o técnico referência do idoso na região, Carlos Alberto de Souza, .

O SCFV constitui-se como um espaço de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários através da convivência, socialização e o acolhimento, bem como da formação para a participação e o exercício da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária.

Aproximadamente dois mil idosos são atendidos pela Fasc em rede própria e parceirizada através do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro Dia do Idoso, Casa Lar para Idosos e Instituições de Longa Permanência para Idosos, além do atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

 

  

 

Mariana Caldieraro

Taís Dimer Dihl