Feirão do Cadastro Único atende 140 famílias na região da Restinga

04/05/2023 17:41
Talles Kunzler / FASC / PMPA
Desenvolvimento Social
Famílias devem manter os dados atualizados para garantir benefícios sociais do governo federal

A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) de Porto Alegre atendeu 140 famílias da região da Restinga nesta quinta-feira, 4, no primeiro mutirão deste ano. Na capital gaúcha, mais de 30 mil cadastros têm dados inconsistentes e precisam ser atualizados. Na Restinga, são mais de 4 mil famílias.

“O sistema do governo federal é importantíssimo, não apenas para acesso aos benefícios, uma vez que o CadÚnico é um instrumento que garante a construção de novas políticas públicas”, alerta o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, sobre a necessidade de atualização das informações.

Balanço do ano - Desde janeiro, incluindo todos os atendimentos, a Fasc registrou cerca de 72 mil famílias beneficiadas na Capital gaúcha: foram 13,1 mil cadastros novos; 24,1 mil atualizações de dados e 34,4 mil consultas cadastrais. O balanço inclui os 11 postos de atendimento, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) e ações nos bairros.

Além dos mutirões, a população pode buscar atendimento nos postos descentralizados. A responsável pela Coordenação de Gestão de Benefícios e Cadastro Único (CGBCAD), Raquel Zardin, lembra que “tanto os mutirões quanto ações de atualização e de novos cadastros acontecem em regiões descentralizadas justamente para a população consiga acessar o serviço de forma mais ágil”.

Nesta quinta-feira, na Restinga, Egilson Correa, de 60 anos, atualizou os dados para manter a regularidade dos pagamentos sociais. “Essa ajuda é importante na nossa renda, para garantir o pão de cada dia”, afirmou.

A atividade na Restinga foi realizada pela prefeitura em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e se estendeu ao longo do dia. O próximo mutirão acontece dia 15 de maio, na região Partenon.

Atendimento
- Confira aqui a relação de postos descentralizados.

- Agendamento on-line – Disponível neste link para atendimento presencial nas unidades a seguir: Sede da Fasc (avenida Ipiranga, 310); Demhab (avenida Princesa Isabel, 1115); Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com a Mauá); Subprefeitura Cristal (avenida Copacabana, 1096); e Subprefeitura Belém Novo (avenida Jorge Mello Guimarães, 12).

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes