Feira de Oportunidade incentiva empreendedorismo das mulheres na região das Ilhas

08/03/2023 14:45
Talles Kunzler/FASC PMPA
FASC
Ação foi alusiva ao Dia da Mulher, comemorado nesta quarta

A Feira de Oportunidade da Ilha da Pintada reuniu mais de dez expositoras de produtos artesanais da região nesta quarta-feira, 8, Dia da Mulher. A ação comunitária promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ilhas teve apoio da rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), como a Rede Maristas, Associação dos Amigos, Artesãoes e Pescadores da Ilha da Pintada, Unidos do Pôr do Sol, Sabiá, Instituto Embelleze, subprefeitura e Guarda Municipal.

O presidente da Fasc, Tiago Simon, parabenizou a iniciativa e exaltou a importância da política social caminhar lado a lado com a inclusão produtiva. “A qualificação profissional é premissa para a geração de emprego, renda e a construção de novas trajetórias de vida", afirma.

Além de palestras e oficinas, a ideia foi envolver as mulheres como protagonistas e que desenvolvem algum trabalho na comunidade. A coordenadora do Cras Ilhas, Vanessa Castro Alves, reforçou a importância do momento para fomentar o talento e a capacidade empreendedora das mulheres. “Esse ano, além das rodas de conversa, a ideia é que elas possam expor os seus trabalhos e aproximar os serviços, as lideranças e a comunidade", diz Vanessa. Durante a ação comunitária também foram oferecidas orientações de saúde bucal e beleza

“A feirinha é fundamental para vendermos e mostrarmos os nossos produtos. Aqui todo mundo se ajuda. O Cras é muito importante, mas as gurias se apoiam também. Somos como uma família", conta a moradora da Ilha Mauá, expositora de bonecas de pano junto a sua mãe, Catia Rosana Ribeiro

O Cras que atende a região do Arquipélago - composto pelas ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros, Ilha Flores e Pintada - tem 3 mil famílias identificadas. São 115 atendimentos mensais e 20 famílias acompanhadas em algum dos serviços socioassistenciais e da rede municipal. Um grupo de mulheres trans reúnem-se às quartas-feiras quinzenalmente.

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça